11 de agosto de 1990
Gustavo de Jesús Gaviria Ribeiro
Pablo Emilio Escobar Gaviria, o rei da cocaína e de Medellín. O narcotraficante mais procurado dos anos 90. Mas, acima de tudo, o ícone da Colômbia mais sombria, transformou-se a 2 de dezembro de 1993 num fugitivo assustado e acabou como cadáver na cidade onde dominava.
Sebastián Marroquín
Manuela Escobar
Victoria casou-se com Pablo Escobar quando tinha apenas 15 anos e ele 26. Depois da morte do narcotraficante, mudou de nome e de país e desapareceu dos radares do mundo com os dois filhos. Agora, escreveu um livro para contar a sua vida.
Hoje ela se chama María Isabel Santos, tem 58 anos e se apresenta como "coach", a profissão que escolheu quando, ao chegar à Argentina, há 25 anos, teve de reinventar quase tudo em sua vida. Não apenas adotar um novo país de residência, como mudar de nome e de profissão e alterar a identidade dos dois filhos.
Pablo Escobar chegou a ser considerado a sétima pessoa mais rica do mundo e teria escondido milhões em suas muitas propriedades na Colômbia. Ele acumulou um patrimônio estimado em US$ 30 bilhões na época de sua morte.
Sebastián Marroquín
Manuela Escobar
Juan David Ochoa Vasquez e seu irmão Jorge Luis colaboraram com o governo colombiano para receber os benefícios do sistema judicial do país. Juan David negociou sua rendição e estava detido em uma prisão de média segurança, até o dia de sua morte em 25 de julho de 2013, vítima de infarto.
E este não foi um caso isolado, ela matou também seu segundo marido, Alberto Bravo, lhe dando um tiro na cabeça após vê-lo roubando seu dinheiro. Há boatos que tenha matado o terceiro marido por ter tentado sequestrar seu filho caçula, porém não foi confirmado.
Série fala em realismo mágico: "coisas muitos estranhas para ser verdade". Logo no primeiro episódio da primeira temporada, a série "Narcos", do Netflix, diz que o realismo mágico trata de coisas "muitos estranhas para ser verdade" – e que há um motivo para ele ter nascido na Colômbia.
Há quem diga que é imortal: é o único sobrevivente do pelotão de assassinos do cartel de Medellín, comandados por Pablo Escobar. ... Escobar morreria às mãos dos seus inimigos em 1993, “Popeye” ainda cá anda a contar a história.
Ele era John Jairo Velásquez Vásquez.
Conhecido por seu pseudônimo, o capanga já havia passado 23 anos na prisão depois de passar pela justiça em 1992. Até então, ele era um dos homens mais próximos de Pablo Escobar, o temido chefe do cartel de Medellín, que exportava milhares de toneladas de drogas para os Estados Unidos.
Interpretado pelo argentino Alberto Ammann, o traficante foi o último do alto escalão de Cali a ser preso, começou a organizar campeonatos de futebol na cadeia e foi assassinado com 6 tiros na cabeça durante uma partida por um homem que se passou por advogado.
Em 26 de setembro de 2006, tanto Gilberto quanto Miguel foram condenados a 30 anos de prisão, após serem declarados culpados das acusações de traficar cocaína para os EUA. Eles aceitaram confessar os crimes, em troca de o governo americano não apresentar acusações contra seus familiares.
Pablo Emilio Escobar Gaviria