III-Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e trabalho alienado, para denunciar a exploração do proletario; Max Weber elaborou o conceito de ação social, valorizando o individuo na análise; Emile Durkheim desenvolveu o conceito de fato social.
Augusto Comte
Auguste Comte
Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa.
Os principais pensadores da sociologia são Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Porém antes de ser nomeada como sociologia, por Augusto Comte, alguns pensadores anteriores desenvolveram estudos que influenciaram a fundação desta ciência.
Émile Durkheim
Em filosofia da mente, o funcionalismo é um conjunto de teses que defende a análise do comportamento e fenômenos mentais segundo as funções que desempenham. De bases behavioristas, a teoria pretende eliminar deficiências e tendências eliminativistas, considerando a complexidade de fatores por dentro de uma atitude.
A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.) ... Essa é a parte mais prática da psicologia, que se expressa, entre outras áreas, na psicoterapia.
Cumpria, portanto, descobrir a verdade das coisas, pois só existe uma que atenda a tais exigências. ... Este é o valor pragmático da verdade - e outro ponto de discordância com Peirce: em James, o pragmatismo também é um método para se alcançar a verdade.
Experiência para Dewey é sempre o processo complexo de interação entre organismo e meio (natural/social). Nesse sentido, Dewey elaborou uma metafísica da experiência que se converteu na base de todo seu pensamento, especialmente sua teoria da investigação.
Essa doutrina opõe-se ao fundacionismo, pois este quer encontrar conceitos primitivos e inatacáveis do sistema do saber humano, e um método para inferir todos os demais conceitos. Associa-se a uma "concepção axiomática do saber, que é típica da lógica e dos diversos ramos da matemática" (p.
A afirmação de Peirce pode ser claramente interpretada como significando que a verdade pragmática de uma proposição depende de seus efeitos práticos, supondo-se, naturalmente, que esses efeitos sejam aceitos como verdadeiros, ou falsos, no sentido comum da palavra verdade.
A filosofia pragmática preserva a relação com os fatos, mas não despreza as construções religiosas. Trata-as da mesma forma. A religião é possível e bem recebida pelo pragmatismo americano. Não apenas a religião, mas até o senso comum deve ser considerado por James (2005).