Insetos, sapos, cobras, aranhas, polvos, caracóis: se algum deles cruzar o seu caminho, desvie. Eles são os animais mais venenosos do planeta
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
Gelo – Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como abelhas e formigas.
Para o tratamento de uma pequena alergia à picada de inseto, recomenda-se passar gelo no local por até dez minutos e, no máximo, uma pomada como Polaramine, Andantol, Polaryn ou Minâncora, de 2 a 3 vezes ao dia, por 5 dias.
Pomadas para picada de inseto
A pulga dos animais domésticos não tem preferência pelo humano, porém, pode ocasionalmente picá-lo.
Para retirar a lêndea, é recomendável que se utilize uma mistura de água e vinagre, na mesma proporção. Passe um pedaço de algodão molhado com a solução em três ou quatro fios de cabelo, da raiz até as pontas. Essa é uma receita caseira segura, que não traz riscos à saúde humana.
Veja algumas dicas para combater pulgas e carrapatos.
utilize um pente especial: passe suavemente pela pelagem de seu cão ou gato. Nesse processo você poderá se deparar com as pulgas. Elas possuem uma coloração castanha e se movem muito rapidamente; verifique a sujeira no pelo do pet: as pulgas deixam resíduos, como fezes.