A escala cartográfica
Para calcular a escala numérica precisamos aplicar a regra de três e converter as medidas pedidas. Neste caso, transformaremos os centímetros em quilômetros e vice-versa. Vejamos o seguinte exemplo: Num mapa, uma estrada tem 6 (seis) centímetros e a escala indica 1:350.
Divida o comprimento do objeto real pelo comprimento do modelo. Por exemplo, você dividiria 1200 por 30 e obteria 40.
Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.
A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. ... Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.
A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. ... Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre.
A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. Fazer com que o aluno entenda que cada centímetro do mapa representa tantos km representado na escala. Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.
Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real. A escala representa que cada centímetro no papel corresponde a 3 km na superfície real. Não pare agora...
O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado.
Resposta: Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem. ... Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado.
Resposta. Com certeza uma Roldana. Espero ter ajudado.
Resposta. Explicação: Planta, legenda e coordenadas geográficas não fazem parte dos elementos cartográficos de um mapa...
Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a fonte (quando e quem elaborou o mapa) para a produção do referido documento.