O aquecimento articular ou mobilidade consiste em explorar as articulações com movimentos dinâmicos ou estáticos com objetivo de alcançar o máximo de amplitude que ela permite. Eles devem ser usados no início de uma sessão de treino, seja ela de qualquer objetivo.
A mobilidade articular tem como benefício para o nosso corpo: aumentar a amplitude dos movimentos, ajuda a corrigir algumas disfunções articulares, manter a saúde das articulações, tendões e ligamentos, previne lesões, relaxar os músculos, estimular a produção do líquido sinovial.
As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto. Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta.
Em conjunto, elas permitem os movimentos de deslizamento, adução e abdução, flexão e extensão, rotação e circundação.
✓ A sindesmose é um tipo de articulação fibrosa, une os ossos com uma lâmina de tecido fibroso, um ligamento ou uma membrana fibrosa. Esse tipo de articulação é parcialmente móvel.
A articulação fibrosa gonfose, também denominada articulação dentoalveolar, é a que permite a movimentação do dente no seu alvéolo, sendo a única deste tipo encontrada no organismo humano.
Em uma sindesmose, existe uma distância maior entre as faces articulares e mais tecido fibroso do que em uma sutura. Esse tipo de articulação é parcialmente móvel e, portanto, é classificada como anfiartrose.
As sincondroses e as sínfises são exemplos de junturas cartilaginosas, também nomeadas de anfiartroses. ... Já as sínfises são articulações cobertas por uma camada de cartilagem fibrosa, entre ossos públicos e corpos vertebrais, e entre os ossos existe um disco fibrocartilaginoso que é compressível.
Sincondrose Craniana É a articulação que existe entre a parte petrosa do osso temporal e o processo jugular do occipital. É a única sincondrose do adulto.
Sindesmoses. Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a Nomenclatura Anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tíbio-fibular e sindesmose radio-ulnar.
Em anatomia, uma sutura é um tipo de articulação fibrosa, em que os ossos são mantidos juntos por várias camadas de tecido conjuntivo denso não modelado (fibroso); as suturas ocorrem entre os ossos do crânio. ...
A sutura lambdóide marca as bordas entre os ossos parietal e occipital. As suturas sagital e lambdóide convergem em um lâmbda (letra grega).
osso occipital