5 soluções para combater a Poluição Luminosa
4- A finalidade desse texto é: informar a preocupação dos astrônomos. >> O texto trata do problema da poluição luminosa, que se tornou uma grande preocupação dos astrônomos.
4– A finalidade desse texto é ... A–( ) informar a preocupação dos astrônomos. B–Renunciar os perigos de um apagão.
pois rouba a beleza do céu estrelado". É por esse motivo que muitos astrônomos tiveram a ideia de trabalhar na organização do dia mundial do céu escuro. Dessa forma, eles poderiam olhar as estrelas com mais visibilidade e tranquilidade.
A perturbação dos padrões naturais de luz e escuridão influência vários aspectos do comportamento animal. A poluição luminosa pode confundir a navegação animal, alterar interacções de competição, alterar relações entre presas predadores e afectar a fisiologia do animal.
Poluição térmica é oriunda do aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas.
A poluição química ocorre por meio da presença de produtos químicos que são prejudiciais, os resultados provenientes dessa contaminação podem aparecer de forma imediata ou posteriormente, isso depende do tipo do poluente.
Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
Uma das consequências da poluição térmica é a diminuição da solubilidade do oxigênio (O2) na água, o que faz com que o gás se difunda mais facilmente para a atmosfera, diminuindo sua disponibilidade na água. Essa diminuição pode causar o sufocamento de plantas e animais aquáticos.
Resposta. A solução para evitar isto é manter a água a ser lançada (e depois de devidamente tratada, é claro) em tanques até se encontrar à temperatura ambiente e assim não prejudicar a fauna ou flora local.
A poluição termal ou poluição térmica ocorre mais comumente nas águas, mas pode ocorrer também no ar, conforme falaremos mais adiante. Trata-se do despejo de água em temperaturas mais elevadas que as condições ambientes em rios, mares e lagos. A principal fonte de poluição térmica são as usinas nucleares.