A pedra de murano é um tipo de vidro que imita a aparência de pedras semipreciosas. A técnica usada para criar essa "pedra", também chamada de calcedônia, foi desenvolvida por sopradores de vidro de Murano, na Itália.
Os muranos são conhecidos por serem objetos de desejo por sua imponência e beleza. ... Quanto mais chumbo, mais brilho e beleza o Murano terá. Assim como o vidro, podem ser encontrados de diversas cores e formatos, e podem, inclusive, ser feitos com ouro em sua mistura ou detalhes.
Geralmente o murano é mais pesado que um vaso de vidro comum. Ele também tem brilho superior a peças comuns. – Os muranos geralmente custam mais caro, pois a produção leva mais tempo e a técnica exige equipamentos, precisão, tradição artesanal e qualidade. Não compre muranos baratinhos.
O murano é um tipo sofisticado de vidro, resultado de uma técnica artesanal italiana. Mais luxuoso e raro do que cristais comuns, ele é feito por artesãos especializados, a partir de movimentos manuais e de sopro. A diferença entre murano, vidro e cristal é que o primeiro é mais pesado.
Em sua estrutura molecular, o vidro e o cristal são praticamente idênticos. O vidro é feito basicamente de areia, sódio, cálcio e alumínio. O cristal, por sua vez, é composto por areia e por metais como chumbo ou titânio, e quanto maior a presença desses metais, na composição, mais refinado e delicado será o cristal.
O vidro cristal, utilizado para a produção de taças, lustres e produtos mais refinados, é de sílica e óxido de chumbo, substância que dá mais brilho e deixa o produto mais pesado – e, neste caso, quanto mais alto o teor de chumbo presente, mais delicado é o cristal.