EQST

O Que Escavaço Na Construço Civil?

O que é escavação na construção civil?

Escavação é o ato de remover grandes quantidades de terra de um terreno, seja para descartar ou mover para outro ponto da obra. O que altera seu estado natural, adequando-o à altura requerida para a construção do projeto.

O que é escavação de vala?

A escavação é o processo de furos e valas no terreno e serve para a fundação que será encaixada nessas aberturas. Esse processo é feito através de picaretas, pás, enxadas, escavadeiras e outras máquinas.

O que diz a NR 18 sobre a etapa da escavação?

As escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores, independentemente do previsto no subitem 18.6.5.

Qual NR fala de escavação?

As atividades de escavação na indústria da construção devem atender aos requisitos legais da Norma Regulamentadora n° 18 (NR 18) – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, Ministério do Trabalho, e, quando aplicáveis, as demais normas regulamentado- ras e técnicas.

O que é processo de escavação?

A escavação é o processo de furos e valas no terreno e serve para a fundação que será encaixada nessas aberturas. Esse processo é feito através de picaretas, pás, enxadas, escavadeiras e outras máquinas.

O que é um plano de escavação?

Estabelecer as condições mínimas que devem ser seguidas na execução de serviços de escavações nas instalações sob a responsabilidade da empresa com a finalidade de dar segurança às pessoas envolvidas, evitar danos materiais às diversas instalações existentes e preservar o meio ambiente.

O que deve ser observado em um procedimento de escavação?

Recomenda-se também o monitoramento de todo o processo de escavação no gerenciamento da obra, observando zonas com problemas de estabilização geral ou localizadas, a formação de trincas e o surgimento de deformações em edificações, instalações vizinhas e vias públicas que possam colocar a vida dos funcionários e civis ...

O que é reaterro da vala?

O reaterro de valas é uma atividade de terraplenagem que consiste no preenchimento de escavações utilizando o próprio material escavado. O serviço é habitual em obras de instalações subterrâneas, como redes de saneamento básico, elétricas, telefônicas e de gás.

Quais critérios de segurança deverão ser levados em consideração em relação a este serviço de escavação?

No projeto de escavações devem ser considerados os seguintes fenômenos: a) escoamento ou ruptura do terreno de fundação; b) descompressão do terreno de fundação; c) carregamento pela água; d) rebaixamento do nível d'água.

O que pode ser encontrado em uma escavação arqueológica?

Ela é o procedimento pelo qual os arqueólogos definem, recuperam e registram restos culturais e biológicos encontrados no solo. As atividades passadas deixam vestígios na forma de fundações domésticas, sepulturas, artefatos, ossos, sementes e muitos outros vestígios indicativos da experiência humana.

Como funciona uma escavação arqueológica?

Depois de encontrar um sítio, o arqueólogo escava devagar e com cuidado. Esse trabalho é chamado de escavação arqueológica. ... Em seguida, os arqueólogos estudam os objetos encontrados. Eles procuram descobrir quando os artefatos foram produzidos, do que foram feitos e para que fim eram usados.

O que é escavação a céu aberto?

A escavação a céu aberto também é uma fundação aberta no solo por meio manual ou mecânico, constituída por fustes escavados com recurso a trados acionados por perfuratrizes acima dos lençóis freáticos.

Qual profundidade é obrigatório o uso de escoramento na escavação?

1,25 m É obrigatório o escoramento para valas de profundidade superior a 1,25 m, conforme estabelece a portaria nº. 3214 do Ministério do Trabalho, de 08/06/1978, regulamentada pela NR 18 e pela portaria n° 17, de 07/07/83.

O que deve ser observado antes do início da escavação?

Antes do início da escavação, realizar a limpeza da área a ser trabalhada, isolar, sinalizar e escorar solidamente: rochas, árvores, muros dos imóveis vizinhos, máquinas e equipamentos existentes no local que não tenham a estabilidade comprometida.