EQST

Como Ocorre O Engolfamento?

Como ocorre o Engolfamento?

O engolfamento acontece quando, abaixo de uma camada de grãos, forma-se um espaço oco ou vazio. Quando o trabalhador pisa sobre esses locais, ele “cai” no espaço oco, sendo “engolido” por quilos ou toneladas de grãos que se movem para ocupar aquele espaço vazio.

O que caracteriza o Engolfamento E o soterramento?

O soterramento, também conhecido como engolfamento, representa a ocorrência mais comum neste tipo de atividade. Por diversas ocasiões, o trabalhador é literalmente “engolido” (sugado) pela montanha de grãos. Neste caso, as chances de sobrevivência são mínimas, em virtude da asfixia.

São riscos inerentes à atividade de armazenamento de grãos?

Ainda há riscos da segurança do trabalhador relacionados a quedas (devido ao trabalho em alturas), intoxicação por produtos químicos e biológicos, choque elétrico, além de excesso de ruídos, ausência de ventilação, problemas ergonômicos e acidentes em geral.

Quais os riscos no trabalho com silos?

Vejamos alguns dos riscos dos acidentes em Silos e Armazéns agrícolas:
  • explosões;
  • problemas ergonômicos;
  • lesões do trato respiratório (poeiras) e do globo ocular;
  • riscos físicos (ruído, iluminação, umidade, vibrações, etc.); e.
  • acidentes em geral (quedas, sufocamento, etc.).

Quais são medidas preventivas capazes de evitar explosões em silos?

Pode-se usar métodos preventivos, tais como:  Limpeza do local;  Evitar fontes de calor;  Aterramento de motores;  Manutenção de aparelhos.  Cuidados com ventiladores e peças rotativas.

Qual é o perigo de acidentes na movimentação de grãos efetuada pelo trabalhador dentro de um silo?

O trabalho dentro de silos está sujeito a alguns acidentes, como a intoxicação, incêndios, explosões, afogamento, engolfamento e quedas de altura. Dentre esses citados, o que mais ocorre é o de engolfamento e o que apresenta maior risco para a indústria é o de explosão.

O que é armazenagem de grãos?

A armazenagem de grãos é a técnica que consiste em preservar os grãos produzidos com o objetivo de proteger suas características desde a colheita até a distribuição. Esse processo requer higienização, secagem, procedimento de defensivo agrícola, carregamento, distribuição, etc.

Quais são os riscos de acidente em silos e armazéns agrícolas?

São riscos físicos, químicos, ergonômicos, biológicos e mecânicos e são uma triste realidade no Brasil inteiro. Vejamos alguns dos riscos dos acidentes em Silos e Armazéns agrícolas: ... 4 - riscos físicos (ruído, iluminação, umidade, vibrações, etc.); e. 5 - acidentes em geral (quedas, sufocamento, etc.).

Como poderá ser gerada uma atmosfera explosiva no interior do silo?

Pode-se formar uma atmosfera explosiva quando o combustível, que no caso é a poeira de grão, em suspensão no ar se une com o oxigênio e a fonte de ignição (calor), presente em todos os lugares onde são armazenados, transportados e processados os grãos.

O que é poeira de grãos?

A poeira de grãos é formada por 60 a 75% de matéria orgânica e de 25 a 40% de matéria inorgânica. Na parte orgânica da composição de grãos são encontrados: - Partes de insetos (asas, patas, etc.); - Pelos e dejeções de ratos (risco de Leptospirose);

O que significa quebrar silos?

O efeito silo acontece quando, por exemplo, áreas da empresa agem de forma independente, sem comunicação assertiva entre os setores, ou quando um sistema não se integra com outro, fazendo uso isolado dos dados e dificultando seu compartilhamento.

Qual fator físico atenuante para explosão de poeira de granéis?

Existem alguns fatores os quais se pode identificar a intensidade da explosão de um grão tais como: o tempo que ele leva para secar, a pressão máxima do grão, o tamanho da partícula, a umidade é a concentração de oxigênio dentre outros fatores.

O que a poeira de grãos pode conter?

- Pedaços dos grãos; - Microorganismos diversos (ácaros, bactérias e fungos); - Aflatoxinas (toxinas derivadas de alguns fungos). Após o armazenamento, os fungos predominantes nos grãos são das espécies Aspergillus e Penicillium.

O que é mentalidade de silo?

O termo mentalidade de silo é frequentemente utilizado para descrever as crenças individuais ou grupais que podem causar divisão e cujo resultado mais comum é a criação de barreiras à comunicação e o desenvolvimento de processos de trabalho desarticulados.