Resposta:Os sátrapas, eram governantes locais da antiga Pérsia, nomeados pelos reis. O nome satrapia significa província. Essa medida foi um modo de administrar o extenso império persa, de Ciro, Dário, que unificaram grandes territórios no oriente médio.
Dario criou as satrapias para controlar o Império Persa, elas eram províncias administrativas. Cada satrapia era governada por um sátrapa que havia sido nomeado pelo rei, ou seja, os sátrapas eram governadores dessas províncias.
As satrapias eram as diversas unidades administrativas do antigo Império Persa, que eram concebidas de modo a garantir, de um lado, autonomia cultural (se permitia, por exemplo, o culto a outras religiões) e, de outro, o respeito ao domínio persa.
1 - O fim do Império persa está relacionado com os conflitos gregos, com Dario I tentando invadir a Grécia mas foi derrotado na Batalha de Maratona e em outras batalhas, sendo obrigados a se retirar e a reconhecer a hegemonia grega.
O império persa atingiu o seu ápice no governo de Dario I, que conquistou muitos territórios e implementou uma política fortificada para a Pérsia. ... Com a sua morte, Xerxes, filho de Dario, ascendeu ao trono, mantendo também o objetivo da conquista da Grécia. Em 330 a.
Alexandre Magno
553-550 a.C. 550 a.C. 585 a.C. O Império Medo, ou simplesmente Média (em persa antigo: Māda; em grego: Mēdía; em acádio: Mādāya) foi uma entidade política que do final do século VII a.C. até meados do século VI a.C. dominava todo o planalto iraniano, precedendo o poderoso Império Aquemênida.
Os medos foram uma das tribos de origem ariana que migraram da Ásia Central para o planalto Iraniano durante a Antiguidade. No final do século VII a.C., fundaram o Império Medo centrado na cidade de Ecbátana.
Ciro II (Kuruš em persa antigo), mais conhecido como Ciro, o grande, foi rei e fundador do Império Aquemênida, que reinou entre 559 e 530 a.C., ano em que morreu em batalha com os Masságetas. Pertencente à dinastia dos Aquemênidas, foi sucedido pelo filho, Cambises II.
A submissão dos persas perdurou até o ano de 550 a.C., quando o príncipe persa Ciro, o Grande (590-529 a.C.), liderou uma revolta contra os medos. Ciro, saindo vitorioso da batalha, passou a liderar os persas e a controlar todos os povos do planalto iraniano, formando, então, o Império Persa.
O rei Ciro, o Grande, rei da Pérsia (que conquistou Babilônia em 538 a.C.) e Dario I (que foi governador da Babilônia em 522—486 a.C.) são pessoas diferentes.
Pelo menos desde 600 a.C., o termo persis era usado pelos gregos para se referir à Pérsia. Persis provém do persa Pars ou Parsa, o nome do clã principal de Ciro e que também deu o nome da região onde habitavam os persas, correspondente hoje à moderna província iraniana de Fars.
A Pérsia se encontrava na região a leste da Mesopotâmia (atual Iraque), no longo planalto do Irã. A maioria dos territórios ocupados pelos persas era improdutível, ou seja, pouco fértil. No ano 2000 a. C., os medos e os persas originários dos territórios da atual Rússia foram ocupando a região do planalto iraniano.
Os turistas costumam ter medo de viajar para o Irã, e tudo isso é uma consequência das desavenças com os Estados Unidos. Infelizmente, algumas pessoas associam o Irã com o vizinho Iraque, mas os países são completamente diferentes. Aqui, as pessoas são muito acolhedoras, não há guerras, é quente e seguro.
Entenda que ao cumprimentar um iraniano não basta só dizer um "oi, tudo bem" e depois dar "tchau", mas esteja preparado para "dar uma paradinha e conversar". Pergunte da família, mas não seja invasivo. A saudação mais comum é "salam alaykum" ou mais simplesmente "salam" (paz).
Com enorme influência da cultura persa até hoje, os iranianos orgulham-se muito de sua poesia, arquitetura e arte. ... Se não dividem com os árabes as mesmas língua, cultura, ancestralidade e religião, perguntam-se: Por que a confusão?
** Região, segundo a classificação pela UNESCO. Susã (Shushan) ou Susa (Shusha) era uma antiga cidade do Oriente Próximo, capital de Elão e que fez também parte dos impérios babilônio, persa e parta, localizada cerca de 250 km a oriente do rio Tigre, no que é hoje o sudoeste do Irão.
Língua Persa
Os soberanos dotaram o império Persa com muitas vias de comunicação, porquanto tinham necessidade de se comunicarem em situações difíceis. Havia também um sistema de correios, muito bem organizado. rei, este era por eles informado de tudo quanto fazia o sátrapa.