Habita regiões de florestas úmidas, secas, savanas e campos abertos. Pode ser encontrado em países da América do Sul, como Brasil, Colômbia e Paraguai, e na América Central, como o Panamá. O tamanduá-bandeira, assim como as outras espécies de tamanduás, é um animal solitário.
Habitat: Floresta amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e savanas, como o Cerrado. Alimentação: Insetívoro (cupins, formigas, abelhas e mel). Reprodução: Gestação de 160 dias, nascendo 1 filhote.
Resposta. O tamanduá-bandeira vive em campos, áreas abertas e florestas tropicais. Ele é encontrado em todos os biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Pampa. Além do Brasil, ele é encontrado em outras partes do continente americano (América do Sul e Central).
Pertence à classe de mamíferos (Mammalia), ordem Xenarthra e família dos Myrmecophagidae, sendo seu nome científico Myrmecophaga tridactyla....Curiosidades
Mamíferos
Existem atualmente 4 espécies de tamanduás no mundo, sendo que 3 delas ocorrem no Brasil. O tamanduaí é a menor delas. Machos: cerca de 254g. Fêmeas: cerca de 215g.
Pilosa
Não possuem dimorfismo sexual evidente. O período de gestação descrito para a espécie é em média de 183 a 190 dias, nascendo apenas um filhote por gestação. A espécie atinge a maturidade sexual entre os 2,5 e 4 anos de idade. Durante o cuidado parental, a mãe pode carregar o filhote no dorso por 6-9 meses.
Sua alimentação é constituída principalmente por formigas e cupins.
Tendo-se como melhor resposta a Dieta IV composta de leite, gema de ovo, creme de leite, banana, ração canina, probiótico, mamão, couve, cenoura e alface, proporcionando respostas nutricionais positivas pelo animal.
Nenhum animal come o tamanduá. Nem as onças chegam perto das suas unhas fortes e afiadas e ele exala um cheiro forte de ácido fórmico que afugenta os predadores.
Então, o embate acontece. Mas não é o predador que ataca a presa. É o tamanduá-bandeira que parte em defesa própria. Avança em direção à onça-pintada e parece tentar dar um soco com sua forte pata dianteira, munida de garras longas e afiadas - seu interesse é apenas se defender, já que se alimenta de formigas e cupins.
14 – 16 anosna natureza, em cativeiro
14 – 16 anosna natureza, em cativeiro
PATAS, GARRAS E CAUDA Possuem dois dígitos em cada membro anterior, providos de fortes garras curvas, que além de funcionarem como uma ferramenta alimentar, permitindo a abertura de formigueiros, auxiliam na locomoção do animal pelo estrato arbóreo e servem como instrumento de defesa.
trinta anos
São animais herbívoros, alimentam-se de capim e são capazes de andar cerca de 500 km nas estações de escassez de comida para buscá-la em outra região. Além disso, as zebras são bastante velozes e possuem um coice tão forte que é capaz de quebrar a mandíbula de um leão.
Os insetos dessa espécie costumam viver de poucas horas a um dia só – e alguns alcançam apenas 30 minutos de vida! Eles vivem em locais com água doce e passam esse curto tempo se reproduzindo, sem nem se alimentar. Os animais da espécie gastrotricha, que têm alguns milímetros e são aquáticos, vivem por três dias.
efemerópteros
8. Depois de toda a transformação que enfrentam, deixando de ser lagartas até virarem borboletas, esses bichos vivem (na maior parte das espécies) de duas semanas a dois meses. Mas sabia que algumas mariposas (parentes das borboletas) vivem menos de 24 horas? Elas se acasalam com os machos, botam ovos e morrem.
Efêmeras ou efemerópteros, da ordem Ephemeroptera, são animais com a menor expectativa de vida do mundo. Tratam-se de insetos que vivem de uma hora a um dia, de modo que sua sobrevivência depende não de sua qualidade de vida em questão, porém sim de quantidade, uma vez que seu período vital é definitivamente curto.
Mas o prêmio de animal com maior expectativa de vida no mundo fica com um tipo de molusco bivalve cujo nome cientifico é Arctica islandica. Graças a seu metabolismo (bem) lento, o animal vive aproximadamente 400 anos.
Os 10 animais com menor expectativa de vida
No mundo existem diversas espécies de moscas e uma pequena variedade entre o tempo de vida de cada uma. Dizem que a mosca vive apenas 24 horas, mas isso não é verdade. Do ovo até a fase adulta, a mosca doméstica, que é aquela que mais vemos por aqui, sua vida dura muito mais do que apenas um dia.