Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior.
Os endósporos são produzidos pelas bactérias quando o meio em que se encontram está desfavorável a sua sobrevivência. - Possuem parede grossa, sendo uma estrutura desidratada. Ela vai ser hidratada novamente somente quando encontrar um ambiente adequado a sua reprodução.
A vantagem do endósporo é que ele promove proteção para a sobrevivência da bactéria em situações de estresse ambiental. Os endósporos bacterianos são estruturas das bactérias, cuja função é proporcionar resistência e garantir a sobrevivência do organismo em ambiente inadequado.
2 resposta(s) O diagrama refere-se "A" uma bactéria gram-positiva pela ausência da camada constituída por lipopolissacarídeos-fosfolipídeos-liporpoteína. O diagrama refere-se "A" uma bactéria gram-positiva pela ausência da camada constituída por lipopolissacarídeos-fosfolipídeos-liporpoteína.
Ácidos teicóicos podem também guiar enzimas autolíticas para os sítios de digestão do peptidoglicano (autólise), uma das etapas da biossíntese da parede celular. Algumas vêzes os polissacarídeos neutros estão presentes. Ácido lipoteicóico, em muitas bactérias, está geralmente associado com a membrana celular.
Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, que forma a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose. ... Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos).