O Eletrodo Revestido E7018 2,50 mm rutílico com revestimento dimensionado para gerar uma escória fina e de fácil destacamento. Permite a soldagem em todas as posições e principalmente na vertical descendente.
A sigla pertence, em geral, à norma americana de soldagem AWS (American Welding Society, ou Associação Americana de Soldagem). ... Para o nosso caso, na classificação E 6013, o número 1 nos indica que podemos soldar em todas as posições.
As funções do revestimento são: Proteção do metal de solda – a função mais importante do revestimento é proteger o metal de solda do oxigênio e do nitrogênio. Isso ocorre quando este está sendo transferido através do arco, e enquanto está no estado líquido.
Abaixo, algumas características que definem uma boa soldagem:
Com todas as dicas preliminares em mente, é hora de colocar tudo em prática:
solda com eletrodo revestido
Vamos lá ao primeiro tipo de solda.
1-AC (corrente alternada), utilizada para solda de materiais não ferrosos, principalmente alumínio; 2- DC (corrente contínua), aplicada para soldar aço carbono, aço inoxidável e outros materiais ferrosos.
MIG/MAG
Versátil e prático, o processo MIG/MAG é o mais utilizado no segmento de reparos automotivos.
Para soldar aço, o dióxido de carbono (CO²) é uma escolha econômica como gás de proteção e garante maior penetração da solda. O inconveniente é que esse tipo de gás é muito quente para chapas finas de metal. Nesses casos, melhor optar pela mistura de argônio (75%) e CO² (25%) quando a espessura for fina.
Soldagem MIG é ideal para projetos grandes, com peças grossas e que requerem soldas repetitivas, ou seja, alta produtividade. O TIG pode oferecer maior “detalhe na solda”, e é indicado para trabalhos que necessitam soldas mais pontuais.
A soldagem TIG é largamente utilizada para solda com alumínio e com ligas de aço inoxidável onde a integridade da solda é de extrema importância. É também utilizada para juntas de alta qualidade em indústrias nucleares, químicas, aeronáuticas e de alimentos.