O verbo ver pode atuar como verbo transitivo direto relativo, com o auxílio da preposição com no complemento relativo, quando apresenta o sentido de consultar ou solicitar um serviço: Veja isso com o diretor. Você quer que eu veja esse assunto com quem?
Contudo, se o sentido do verbo não depender de nenhum complemento, então, o verbo será intransitivo. Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.) ou intransitivos (V.I.).
VTD(verbo transitivo direto),que é quando o complemento do verbo não vem preposicionado,como,por exemplo,"eu comi um sanduíche",portanto um é artigo e também o VTI(verbo transitivo indireto),que é quando o complemento do verbo vem preposicionado. Por exemplo:"A empresa precisa de operários".
VL - Verbo de Ligação. VI - Verbo intransitivo. OD - Objeto direto. OI - Objeto indireto.
Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto. Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto.
verbo transitivo indireto e predicativo Permanecer, durante um tempo, em determinada situação: após o jogo, esteve sempre deitado; estava em último ao deixar o campeonato. Etimologia (origem da palavra estar).
O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.
Vamos ver como conjugamos os verbos no Presente do Indicativo!
A palavra estar é um verbo, no infinitivo impessoal. Deve ser utilizado, principalmente, nas locuções verbais, quando o mesmo tiver regência de uma preposição e quando não houver sujeito definido. Ainda pode ser usada em alguns outros casos.
Hoje, a regularização do EstaR é feita com o pagamento de R$ 30 em até cinco dias úteis após o recebimento do aviso de infração. O procedimento está disponível no site da Urbs.