As vantagens de uma construção sustentável
Vantagens da Arquitetura Sustentável:
O que é ARQUITETURA AMBIENTAL? É um conceito novo em arquitetura que abrange o respeito ao meio ambiente e ao ser humano. Respeitar a si mesmo é também proporcionar-se sensações agradáveis, inclusive no trabalho.
A arquitetura sustentável, também conhecida como arquitetura verde e ecoarquitetura, é uma maneira de conceber o projeto arquitetônico de forma sustentável, procurando otimizar recursos naturais e sistemas de edificação que, de tal modo, minimizem o impacto ambiental dos edifícios sobre o meio ambiente e seus ...
A arquitetura sustentável surge para minimizar esses impactos. A arquitetura sustentável reduz a produção dos resíduos das cidades, pois são separados para que ocorra a reciclagem correta, além de desenvolver a consciência ambiental, a salubridade e o bem-estar.
A arquitetura inteligente é uma forma de construir de maneira mais sustentável, por preservar os recursos naturais e amenizar os impactos do meio ambiente. Uma das principais aliadas da arquitetura inteligente é a tecnologia. ... “O conceito de arquitetura inteligente é trabalhado mais na questão tecnológica.
O principal objetivo do design sustentável é desenvolver produtos e serviços que sejam economicamente viáveis, ecologicamente corretos e socialmente equitativos. Portanto, o ecodesign é uma etapa necessária para o design sustentável.
O profissional da área de Design Gráfico cria projetos de comunicação visual e novos produtos e embalagens, desenha logotipos, formata qualquer tipo de material visual como panfletos, outdoors, páginas da internet, etc.
Ecodesign ou Design for Environment (DfE) é um conjunto de técnicas e estratégias ecoambientais que promovem ao manejo consciente dos recursos naturais e não renováveis, em cada etapa da prestação de algum serviço ou elaboração de produtos, considerando fatores ambientais com o mesmo pé de igualdade de aspectos ...
O conceito do ecodesign é também muito importante para garantir a qualidade da reciclagem e o reuso de materiais reciclados. Para tanto, o ecodesign influi no desenvolvimento de processos de fabricação mais eficientes. ... A reciclagem precisa ser otimizada para garantir a reutilização do plástico reciclado.
Ao implementar o Ecodesign no ciclo de vida do produto, as empresas obtêm os seguintes benefícios: Redução do uso de matérias primas: O uso da matéria prima é reduzido, pois os produtos são projetados para durarem mais e serem reutilizados após o descarte.
A American Marketing Association define o Marketing Verde como “o desenvolvimento e comercialização de produtos destinados a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade” e também destaca que são esses “esforços das organizações para produzir, promover, embalar e reivindicar produtos ...
O objetivo do marketing verde é fazer com que essa atitude sustentável seja um diferencial da sua empresa no mercado, aumentando a sua credibilidade. ... Analisando etapa por etapa do processo produtivo, encontra-se ainda formas de economia de água e energia, benéficas para o seu negócio.
Marketing verde é uma estratégia de marketing focada em ações que beneficiem o meio ambiente, seja na produção, no operacional ou na divulgação do produto ou serviço.
O marketing verde é uma estratégia de marketing orientada à consciência ecológica. Foca em produtos e serviços que beneficiam o meio ambiente ou simplesmente em vender a imagem de que sua empresa é eco-friendly. Com forte apelo ambiental, vincula a sua marca a uma imagem ecologicamente consciente.
0,5 pontos PERGUNTA 8 O que a empresa ganha quando adota o marketing verde? a. Eficiência no uso de materiais.
Ou seja, o marketing verde condiz como a empresa se porta em questões ambientais, seja por meio de sua imagem institucional, produtos e serviços que entrega, meios para conquistar o cliente, eficiência energética, enfim, tudo o que diz respeito a empresa e ao meio ambiente, sendo entregue em uma imagem de consciência ...
Considerando isso, para que as empresas possam aplicar o Marketing Verde é necessário que as atividades empresariais se sustentem a partir de quatro pilares conceituais:
Meio ambiente, Economia e Sociedade formam o que chamamos de três pilares da Responsabilidade Social. Eles são os guias para uma gestão sustentável.
Sustentabilidade ambiental (ecológica): conservação do meio ambiente e, para que esta seja efetiva, é preciso o envolvimento dos membros de uma comunidade, em busca da qualidade de vida. O objetivo é que esta seja alcançada por meio da harmonia com o meio ambiente, valorizando os interesses das gerações futuras.
No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta. ... Além disso, é imprescindível ver como a atividade econômica afeta as comunidades ao redor.