O câncer é causado por alterações da estrutura genética (DNA) das células, as chamadas mutações. Cada célula sadia possui instruções de como devem proceder, ou seja como crescer e se dividir, o período de funcionamento e de sua morte.
Fisiopatologia. O câncer de mama invade localmente e se dissemina através dos linfonodos regionais, da corrente sanguínea, ou de ambos. O câncer de mama metastático pode afetar qualquer órgão do corpo — mais comumente pulmões, fígado, ossos, cérebro e pele.
Os carcinomas, em geral, se disseminam por via linfática; já os sarcomas por via hematogênica. Outras vias seriam a linfo-hematogênica, a canalicular (de ductos envolvidos por epitélio) e a transcelômica (passagem de células neoplásicas através das cavidades serosas atingindo um local distante do primário).
As vias pelas quais o tumor dissemina são: transcavitária, linfática e sangüínea. e aí crescem e disseminam-se. Na prática, as cavidades mais afetadas são a peritoneal e a pleural, porém a pericárdica, subaracnóidea e articular podem também ser atingidas.
Vias de disseminação dos tumores malignos A disseminação do câncer pode ser direta ou indireta (metastática). Na disseminação direta ocorre invasão e destruição dos tecidos adjacentes ao tumor. Na disseminação indireta ou metastática ocorre invasão e destruição de tecidos não adjacentes ao tumor (distantes).
Quando o câncer se dissemina além do local onde começou (sítio primário) para outras partes do corpo é denominado metástase. A metástase pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo.
São eles: Estágio de Iniciação, Estágio de Promoção e Estágio de progressão. * Estágio de Iniciação - é o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes carcinogênicos que provocam modificações em alguns de seus genes.
[ Medicina ] Conjunto dos processos e alterações no organismo que levam à formação do cancro . Grafia no Brasil: carcinogênese.
A neoangiogênese é um processo importante para o desenvolvimento dos tumores e está relacionada com a metastatização e o prognóstico em diferentes tipos de neoplasias malignas1-4.
A transformação tecidual reflete um desequilíbrio entre a proliferação e a morte celular. Sendo assim, a perda da apoptose, por si só, é relevante na carcinogênese e a sua perfeita compreensão, bem como a de seus mecanismos reguladores, permitiria o estabelecimento de uma terapêutica tumoral mais eficiente (6,7).
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
Durante o processo de apoptose a célula sofre uma série de alterações morfológicas como a diminuição do seu tamanho e volume e perda do contato com a matriz extracelular e células vizinhas. ... Devido a degradação do núcleo, o citoesqueleto sofre desestruturação e a célula perde sua forma original.
Mas é a Criolipólise? Bom essa faz a famosa apoptose, que é a morte da célula de gordura. ... Através do congelamento das células de gordura, que mudará o estado destas, cristalizando os adipócitos, o que os torna “células estranhas” ao corpo.
Lipólise é um processo pelo qual há a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Ocorre no tecido adiposo. ... A quebra do triglicerídeo em 3 moléculas de ácidos graxos e 1 de glicerol pode fornecer o substrato para a gliconeogênese, o glicerol.
Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.
A criolipólise é um procedimento seguro desde que seja realizado por um profissional capacitado e habilitado para realizar o procedimento e desde que o equipamento esteja devidamente calibrado, pois caso contrário há risco de desenvolvimento de queimaduras de 2º e 3º graus.
O tratamento elimina a gordura e não é invasivo. Para onde vai essa gordura que é congelada? Essa gordura é morta por um processo auto-imune. Suas células de defesa vão “matar” essa gordura que vai para a nossa circulação sanguínea e depois é eliminada por vias normais, ou seja, urina e sudorese, dentro de 60 dias.
É importante, principalmente, não expor a área ao sol ou calor (inclusive piscinas aquecidas e jatos de água quente) e evitar atividade física intensa nas primeiras 48 horas (por causa do desconforto local que pode ser observado, muitas vezes independente da atividade física ser realizada).