O que é o imposto CSLL? Instituído pela Lei 7.
Aqui, a alíquota do Cofins é firmada em 3%. Em paralelo, o valor do PIS fica em 0,65% somados ao Cofins. 2. Por meio do recolhimento não cumulativo: esse segundo modelo de cálculo é empregado para empresas que são tributadas a partir do lucro real do negócio.
A alíquota é de 3% da Cofins e 0,65% do PIS, sendo assim, o cálculo será da seguinte maneira: PIS ou Cofins = receita bruta + soma das alíquotas (3% + 0,65%).
PIS e COFINS. O PIS e a COFINS são siglas de dois tributos pertencentes à Constituição Federal nos artigos 195 e 239, que significam: PIS: Programa de Integração Social; COFINS: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.
7,6%
Não há credito algum para dedução desses tributos. Se a empresa prestadora de serviços optar pelo regime de lucro real, calculará o PIS e COFINS não-cumulativos, ou seja, serão calculados utilizando alíquotas de 1,65% para o PIS e 7,60% para o COFINS sobre o faturamento.
7,6%
Base de cálculo A contribuição ao PIS e a COFINS, no regime não-cumulativo, são calculadas sobre o total das receitas auferidas no mês pela pessoa jurídica, independentemente da sua denominação ou classificação contábil. O total das receitas compreende: o produto da venda de bens nas operações de conta própria.
PIS E COFINS NÃO CUMULATIVOS. O regime não cumulativo do PIS e do COFINS consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação. A sistemática é denominada "regime de não cumulatividade do PIS e COFINS".
Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS não cumulativos? Os créditos decorrentes da não cumulatividade da Cofins e do PIS-Pasep podem ser contabilizados a débito de conta “Tributos a Recuperar” do Ativo Circulante, em contrapartida da conta que originou o crédito.
Os débitos decorrentes da venda de mercadorias devem ser contabilizados levando-se a débito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Deduções da Receita Operacional Bruta" nas Contas de Resultados e a crédito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Tributos e Contribuições a Recolher" no Passivo Circulante.
Sobre a despesa com energia elétrica consumida pelo estabelecimento, podem ser descontados créditos de PIS/Pasep e COFINS, com isso as empresas sujeitas ao regime da não cumulatividade, podem apropriar tais créditos e compensá-los com PIS/Pasep e COFINS devido no mês (Lei n° artigo 3°, inciso IX; Lei n° ...
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.
Relatório de Apuração de Impostos
Trata-se do Imposto de Renda Retido na Fonte nas possibilidades previstas na Legislação, em que poderá ser recuperado mediante compensação com imposto de renda quando da apresentada Declaração de Rendimentos, na hipótese de pessoa física ou do imposto devido na apuração de imposto a que estiver sujeita a pessoa ...
A recuperação tributária se dá principalmente pela compensação dos tributos que foram pagos. Essa compensação só pode ser realizada com tributos da mesma espécie. Assim, o imposto de renda pode ser compensado com outros tributos federais, o salário educação pode ser compensado com INSS e assim por diante.
A própria Receita Federal disponibiliza um sistema no portal do Simples, chamado de “COMPENSAÇÃO A PEDIDO”, a fim de garantir o direito do contribuinte do Simples de reaver os impostos pagos a maior dentro do período decadencial.
Como recuperar os impostos pagos indevidamente? O trabalho de restituição pode ser executado via administrativa direto no portal do Simples Nacional, sem a necessidade de qualquer ação judicial.
A recuperação de crédito tributário para empresas do Simples Nacional ocorre quando o sujeito passivo (contribuinte) tem o direito de reaver, ou seja, receber de volta os valores dos tributos pagos indevidamente ou a maior, através dos processos de restituição.
O prazo estabelecido para deferimento do pedido de compensação varia entre 60 dias e 12 meses. Isso depende diretamente da consistência dos dados informados na solicitação e da situação em que se encontra a empresa. A existência de débitos e pendências, por exemplo, pode fazer com que a resolução do pedido demore.
Reembolso de pagamento do DAS MEI duplicado
O aplicativo “Compensação a Pedido” é um sistema eletrônico para a realização de compensação de pagamentos recolhidos indevidamente ou em montante superior ao devido, relativos a créditos apurados no Simples Nacional, com débitos também apurados no Simples Nacional, para com o mesmo ente federado, e relativos ao mesmo ...
Para ajustar o pagamento de um boleto pago em duplicidade, recomendamos um estorno parcial da transação. Basta clicar sobre a opção “estornar” ao lado direito da página. É necessário ter os dados bancários do comprador, para realizar esse cancelamento.
A restituição de tributos relativos à contribuição MEI também pode ser solicitada através do Pedido Eletrônico de Restituição que está disponível no Portal do Simples Nacional, no e-CAC da Receita Federal ou ainda no Portal do Microempreendedor.