O tétano é uma doença grave que se caracteriza principalmente pelo aumento da tensão do músculo e contrações involuntárias em decorrência da liberação da tetanopasmina, uma toxina produzida pelo bacilo. Entre os principais sintomas e sinais do tétano, podemos citar: - Trismo (contração da musculatura mastigatória);
Os sintomas do tétano costumam surgir entre 2 e 28 dias após o contato com a bactéria Clostridium tetani, que pode entrar no organismo na forma de esporos por meio de pequenos ferimentos ou lesões na pele causada por objetos contaminados por solo ou fezes de animais contendo a bactéria.
O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral.
Os principais sintomas do tétano são cefaleia, febre, dores musculares, principalmente no pescoço. É muito comum também a ocorrência do trismo (trincar dos dentes). Não sendo tratada, ocorre a paralisia total dos músculos respiratórios, levando a morte por asfixia.
O Tétano pode apresentar complicações sérias como fraturas ósseas, sobretudo em vértebras devido aos espasmos musculares, incapacidade de ventilar e até mesmo parada respiratória. A disautonomia pode causar choque circulatório, hipertensão e arritmias. Outras complicações incluem rabdomiólise e hemorragia digestiva.
O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa. O período de incubação (tempo que os sintomas levam para aparecer desde a infecção) é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias.
Como a doença é causada por uma bactéria, seu tratamento, portanto, é à base de antibióticos. Além disso, medicamentos como relaxantes musculares e sedativos podem ser administrados. No tratamento é utilizada ainda a imunoglobulina antitetânica, que neutraliza a toxina circulante.