Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
As relações interespecíficas harmônicas são aquelas em que um ou os dois indivíduos envolvidos se beneficiam, não havendo prejuízo para nenhuma das espécies. Já nas relações interespecíficas desarmônicas há prejuízo para um ou ambos participantes da relação.
Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. ... - Predação (ou predatismo): uma espécie animal captura, mata e come indivíduos de outra espécie animal – as presas. Esse é um mecanismo que regula a densidade populacional de presas e predadores.
Quando uma interação negativa acontece entre indivíduos de diferentes espécies temos as relações interespecíficas desarmônicas, que podem ser divididas em competição, predação e parasitismo.
As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, conhecidas por alguns como interações heterotípicas, ocorrem entre organismos de espécies diferentes.
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.
Estas relações são classificadas como relações intraespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, ou interespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes....Comensalismo e inquilinismo
A competição é uma relação ecológica desarmônica na qual os indivíduos envolvidos disputam recursos do meio. ... Um exemplo clássico de competição intraespecífica é o da territorialidade. Nesse fenômeno, indivíduos de uma espécie marcam seu território, impedindo que outros indivíduos da mesma espécie invadam esse espaço.
Diferentes tipos de interações interespecíficas tem efeitos distintos nos dois participantes, que pode ser positivo (+), negativo (-) ou neutro (0). Os principais tipos de interações interespecíficas incluem competição (-/-), predação (+/-), mutualismo (+/+), comensalismo (+/0), and parasitismo (+/-).
Comentário: No mutualismo ambos se beneficiam da associação que é tão profunda que se torna essencial a sua sobrevivência. No caso do gado bovino e microrganismos, a relação é fundamental para a existência das espécies.
Qual o tipo de interação interespecífica existente entre o gado bovino e os micro-organismos que vivem em seu aparelho digestório? a) parasitismo.
Quando a interação ocorre entre indivíduos da mesma espécie são denominadas relações intraespecíficas, entretanto quando a relação ocorre entre diferentes espécies, essas são relações interespecíficas. ... No contrário, quando ambos ou apenas um indivíduo é prejudicado, chamamos a relação de desarmônica.
O predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica na cadeia (e teia) alimentar em que os animais de uma espécie, alocados em um nível trófico superior (predadores / caçadores), capturam e matam animais de um nível trófico inferior (presa), para deles se alimentarem.
O parasitismo mantém uma relação onde uma das espécies se beneficia da outra. ... Um exemplo de parasita é o carrapato, que aloja-se na pele dos cães e consome seu sangue. O inquilinismo é quando duas partes mantém uma relação harmônica onde ambas se beneficiam daquilo.
Nesta associação, uma espécie denominada como “inquilina” vive no interior ou sobre outra espécie, chamada de “hospedeira”, que lhe serve de suporte ou abrigo. A espécie inquilina se beneficia, mas não gera prejuízos à hospedeira.
Inquilinismo é um tipo de relação ecológica entre organismos de diferentes espécies. ... Inquilinismo também pode ser definido como um caso específico do comensalismo. Um usa o outro como moradia, no caso das plantas é chamado de Epifitismo, nesta relação a planta usa uma outra planta como suporte.
Essa situação é conhecida como inquilinismo. – De fixação: quando uma planta usa outra como suporte para fixação se chama epifitismo (do grego epi = sobre; phyton = planta); quando se trata de um animal é chamado de epizoísmo (do grego epi = sobre; zoon = animal).
A herbivoria é um tipo de relação ecológica que ocorre entre certos animais e plantas. Nesta relação os animais ingerem partes da planta viva para seu alimento e nutrição. A planta então sofre prejuízo enquanto o animal obtém vantagem.