Sobre o ensino de Arte no Brasil, é CORRETO afirmar: a) Ele é obrigatório pela LDB no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, porém no Ensino Médio ele deve atender à interdisciplinaridade e ser incluído na disciplina de Literatura, a cargo do professor de Língua e Literatura.
Sendo assim, a educação em arte, na década de 70, mantinha o ensino de acordo com a visão política militar, evitando assim medidas políticas extremas de repressão contra professores que ousassem mostrar a real situação política do país aos seus alunos, considerados pelo poder vigente como professores subversores.
Sendo assim, a educação em arte, na década de 70, mantinha o ensino de acordo com a visão política militar, evitando assim medidas políticas extremas de repressão contra professores que ousassem mostrar a real situação política do país aos seus alunos, considerados pelo poder vigente como professores subversores.
O ENSINO DE ARTE E AS DIFERENTES TEORIAS EDUCACIONAIS As teorias não-criticas são divididas em três tendências: a Tradicional, a Escola-Nova e a Tecnicista. E as críticas em: Libertadora, Libertária e Histórico -Crítica.
METODOLOGIA DE ENSINO
O ensino de arte concentra-se no desenho como linguagem da técnica e da ciência, valorizadas como meio de redenção econômica do país e da classe obreira, que engrossara suas fileiras como recém-libertos.
Quais as diferenças entre artes e educação artística? A arte é o que é produzido; a educação artística é o que é de fato ensinado. Os ensinamentos, a aprendizagem de técnicas, de conceitos, de cores, de materiais faz parte da educação artística.
A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. ... A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos.
A Arte na Educação Infantil é uma importante ferramenta da educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.
Arte é um termo que vem do latim e que significa técnica/habilidade. ... A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas. Por meio dela, a criança amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.
Arte-educação, ensino de arte ou educação artística é uma disciplina educativa que oportuniza, ao indivíduo, o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.
Razões para o ensino de artes Por meio da arte, expressão artística e suas diversas linguagens não-verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura), livres por natureza, é possível entender a criança e conscientizá-la de que ela tem uma voz que merece ser ouvida. O ensino de artes permite entender a sociedade.
Somente ela desenvolve certas áreas do conhecimento Somente a arte desenvolve certas áreas do conhecimento, como a percepção visual e auditiva, a expressão corporal, a intuição, o pensamento analógico, concreto e holístico, além da reflexão. Isso acontece no momento em que são exercidas essas práticas artísticas.
As tendências do ensino da arte na contemporaneidade concentram-se no uso da imagem como fonte de análise e produção de novos conhecimentos e leitura contextualizada da realidade do aluno, para o aluno e com o aluno como agente e não mais expectador apenas.
1-A noção de matriz estética que dá título a esta palestra tem como base a ideia de que é possivel definir-se uma origem social comum, que se constituiria, ao longo da hist6ria, numa família de formas culturais aparentadas, como se fossem "filhas de uma mesma mãe", identificadas por suas características...
As artes visuais são um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros. ... Nele, o estudante sai com o título de artista visual, que o permite criar, avaliar e participar do mercado cultural e artístico.