A balestra é um salto curto em direção ao adversário, finalizando na posição afundo. A esgrima é uma forma de luta com espadas. Faz parte dos esportes olímpicos mais prestigiados. A modalidade tem disputas individuais e por equipes, com três tipos de armas diferentes nos combates: espada, florete e sabre.
No florete, o esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário. Já na espada, qualquer parte do corpo do adversário pode ser atingida. O sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lateral da lâmina, a região do tronco, braços e cabeça do adversário.
Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte. As partidas acontecem em três tempos de três minutos cada, e vence aquele que marcar quinze pontos primeiro.
três minutos
Ganha quem atingir o escore de 15 toques primeiro, ou acabar na frente no escore ao final do tempo. As disputas podem ser individuais ou por equipes. A Espada, como no Florete, também é uma arma de estocada, modificando a superfície onde vale ponto.
- As principais posições e movimentos da esgrima são: Em guarda: posição que permite ao esgrimista estar preparado para o combate e para a sua defesa. Marchar: movimento para o atleta avançar.
2) Por que a esgrima foi abolida como arma de combate? a) Com o surgimento das armas de fogo as espadas deixaram de ser eficazes se comparadas às novas armas. 3) Atualmente nas competições de esgrima quando um atleta toca o corpo do atleta com a arma, os pontos são indicados por luzes que acendem.
Por ser um esporte, a esgrima tem os benefícios que as atividades físicas costumam trazer, como corpo atlético, melhoria da coordenação motora, equilíbrio, força, flexibilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória, e, claro, ajuda a perder calorias.
O objetivo da esgrima é tocar o adversário com a espada, o florete ou o sabre. Ao mesmo tempo que ataca, o atleta tem que se defender, para não ser tocado pela arma do adversário. As regras variam de acordo com o instrumento.
A esgrima possui três modalidades, isto é, a luta pode ser disputada com o uso de três armas: sabre, espada e florete.
Florete, espada e sabre. O topo do ranking dos medalhistas na esgrima em cadeira de rodas pertence ao francês Christian Lachaud.
A esgrima passou a ser esporte de competição em 1874, quando surgiu a primeira escola norte-americana de esgrima. Existem três armas de competição: o florete, a espada e o sabre, que se diferem no formato da lâmina, nas zonas do corpo onde um toque é válido, e quanto ao funcionamento das mesmas.
florete
Florete
Significado de Florete substantivo masculino Espada fina, comprida, muito leve, sem gume, e própria para a esgrima: assalto de florete.
TIPOS DE LÂMINAS E FORMA DE PONTUAÇÃO – Pontuação: atingir qualquer parte do corpo do adversário com a ponta da lâmina. – Características: 90 cm, 500 cm, lâmina leve; – Pontuação: atingir o tronco ou região ventral (até virilha) do adversário com a ponta da lâmina.
Nas provas de florete, pontua quem tocar a ponta da lâmina no tronco do rival. Na espada, faz o ponto quem toca a ponta da arma em qualquer parte acima da cintura do rival. No sabre, qualquer toque com qualquer parte da lâmina acima do quadril do adversário vale ponto.
O objetivo nesta arma é efetuar o toque sem ser tocado. Como não há prioridade, todos os pontos são computados, e portanto pode ocorrer toque duplo, ou seja ponto ao mesmo tempo para os dois atletas. A Espada Masculina participa das Olimpíadas desde Paris 1900, mas só se tornou elétrica em Berlim 1936.
O sabre é uma arma mais flexível, o que torna o jogo muito mais rápido e movimentado. O contato válido é da cintura para cima - incluindo os braços - e golpes não só com a ponta, mas também com o lado da lamina, são válidos. A espada é uma arma um pouco mais pesada e mais dura do que as demais e seu jogo, o mais lento.
Os combates são disputados em 5 toques ou três minutos, na primeira fase da competição. Na fase de eliminação, a partida tem três períodos de três minutos - ou até um dos adversários completar 15 pontos e pode ser disputada nas categorias: florete, espada (masculina e feminina) e sabre (masculina).