Como vimos, as guias são elementos ritualísticos muito sérios e como tal que devem ser respeitados e cuidados. Seu uso deve se restringir ao trabalho espiritual, ao ambiente cerimonial (terreiro) e aos momentos de extrema necessidade por parte do médium.
Bem, vamos lá... A cor verde quer dizer que é um Caboclo (jamais vi um Preto-Velho ou um Exu com uma guia verde), as sete flechas poderia indicar o nome desse Caboclo e o fechamento vermelho pode estar indicando a linha que a entidade trabalha, nesse caso linha de Ogum.
As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura. As azuis são calmantes.
O fio de contas é fechado com Isiro ikasi (uma conta especial), que aqui no Brasil ficou conhecida como "firma", justamente por fechar ou firmar o colar. Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso.
Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, enquanto cruza (fazer o sinal da cruz) por cima do recipiente que contém a guia. Deixe a vela queimar totalmente, retire a guia do recipiente depois de 12 horas e então deixe secar naturalmente. Após isso pode ser usada normalmente.
O ato de cruzar, de fazer uma cruz, é pegar algo que não está sagrado e torná-lo sagrado. Ao cruzar um objeto, está ligando-o a quem lhe rege pelo alto, embaixo, direita e esquerda e está transmitindo uma força a ele, carregando de axé, força e poder.
São denominadas entidades “de Esquerda” porque encontram-se à esquerda dos sagrados orixás. As entidades da Esquerda na Umbanda (exus, pomba-giras, pombas-giras mirins e exu-mirins) são espíritos compromissados com a espiritualidade superior, que falam em perdão, em Lei, em ação e reação, em fé e em Deus.
Depois do sétimo dia, é aconselhável fazer uma oferenda para agradar Maria Padilha. Você deve colocar objetos que a agradam como 1 champanhe, 1 maço de cigarros finos, 1 espelho, 1 bijuteria, 1 perfume, etc, em uma encruzilhada em sinal do seu agradecimento.