Convecção é o movimento ascendente ou descendente de matéria em um fluido. Advecção é o termo empregado para o movimento horizontal, em particular para massas de ar. Ambos não podem ter lugar em sólidos uma vez que, por definição, nem correntes de massa nem taxas de difusão significativos podem ocorrer em sólidos.
Um exemplo de convecção térmica é quando aquecemos uma panela no fogão. Esse processo cria as correntes de convecção onde a água que está próxima do fogo torna-se menos densa e sobe, enquanto a que está fria torna-se mais densa e desce.
A irradiação térmica é um dos principais processos de transferência de calor, esse processo ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica.
Qual conceito os produtores do artigo sentiram necessidade de explicar ao leitor? ''simplificando: o calor fica preso nas metrópoles, de onde não consegue sair.
garrafas pet, sacolas plásticas, papéis em geral e copos plásticos, além de outros materiais descartados indevidamente nas areias e água da lagoa.
Além do calor irradiado pelo Sol, vários outros exemplos cotidianos estão relacionados com a irradiação térmica. ... O calor de uma fogueira ou de uma lareira chega a uma pessoa por meio da irradiação. Os alimentos assam nos fornos convencionais graças ao calor irradiado pela chama.
A irradiação (ou radiação) térmica é uma das formas de propagação do calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas, chamadas de ondas de calor....Irradiação Térmica e Efeito Estufa
Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.
De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.
Radioatividade nos alimentos
O polônio
Chumbo: o elemento químico metálico mais poluente do mundo O chumbo é um elemento químico muito usado em diversos setores da indústria e demorou a ser considerado perigoso, por ter sua classificação como metal pesado.
Uma equipe internacional de pesquisadores publicou um documento confirmando a existência do elemento químico de número 117, o ununséptio. Este é o metal mais pesado já criado: cada átomo pesa 40% a mais que o chumbo.
O chumbo é o último elemento estável da tabela periódica. Dele para cima, são todos radioativos – inclusive o urânio, elemento mais pesado da natureza.
ósmio
Gadolínio. Gd é o símbolo do gadolínio e o número atômico deste metal forte é 64, sendo posição líder nesta seleção, dos 10 metais mais fortes do mundo. É encontrado em branco prateado em sua forma natural.
Uma equipa de investigadores dos Laboratórios Nacionais Sandia, nos Estados Unidos, diz ter desenvolvido o “metal mais resistente ao desgaste no mundo” – uma liga de platina e ouro baseada na junção de micro estruturas.
ródio
ródio
São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio. O ouro e a prata são os mais importantes e os mais conhecidos. Mas a platina é bem mais valiosa.