Emília escreveu suas memórias com a ajuda de Visconde, memórias estas que ficaram marcadas para a eternidade na vida dos leitores de Monteiro Lobato. Desde que conquistou a fala Emília ganhou vida e liberdade. Uma vez liberta nos contempla com as suas filosofias de vida. Ela é uma boneca com personalidade e dona de si.
Emília. É uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula da fala inventada pelo doutor Caramujo. A partir daí, fala como uma matraca.
Ela foi feita por Tia Nastácia, os materiais eram simples: retalhos de pano e flor de macela, mas no mundo mágico de Monteiro Lobato isso é o bastante para dar vida a um ser encantado....EMILIA - A BONECA QUE VIROU GENTE.
Sua roupa é vermelha e amarela, tem cabelo curto da mesma cor da sua roupa. Emília representa uma criança, logo, sua personalidade remete à uma criança. Por vezes é falante, teimosa, alegre e curiosa. Conforme mencionado anteriormente, Emília faz parte da história 'O Sítio do Picapau Amarelo'.
Emília: Significa “rival”, “a que fala de modo agradável”. É a versão feminina de Emílio, que pode ter sido originado a partir do latim Aemilius, um nome de família romana derivado de aemulus, que quer dizer “rival”.
Maria Emília: Significa “senhora soberana e rival", "a vidente rival" ou "a pura que fala de modo agradável".
substantivo masculino e feminino Adversário; quem está numa competição com outra pessoa, buscando a mesma coisa: o meu rival é mais forte que eu.