A bexiga normalmente deve ter um conteúdo líquido (urina). Na ultra-sonografia, exame de imagem frequentemente utilizado para avaliar as vias urinárias, seu interior é descrito como anecoico ( ou seja: não produz ecos no ultra-som).
Cistos maiores que 5cm, de conteúdo heterogêneo, com limites irregulares e de crescimento progressivo - principalmente se aparecem antes da primeira menstruação ou após a menopausa – precisam ser removidos cirurgicamente para exame, pois existe a possibilidade de, nessas circunstâncias, tratar-se de um tumor maligno.
Os cistos espessos correspondem à dilatação ductal com material correspondendo a uma secreção espessa tipo "gelatina". Já os cistos com conteúdo sólido, estes sim, podem eventualmente oferecer algum risco para as pacientes.
A descrição de cisto denso (ou cisto complicado) geralmente está associado com uma chance muito baixa de se tratar de uma doença maligna da mama (< 2% quando isolado sem outros achados) e se recomenda acompanhamento semestral por 6 meses e é classificado como BIRADS 3.
Ovários com aparência policística – ambos os ovários aumentados de volume (geralmente o dobro do normal) com pequenos cistos presentes na superfície externa do ovário. Pode aparecer em mulheres “normais” e também em mulheres com doenças endócrinas.