O processo de aprendizagem é um fenômeno natural do ser humano que envolve uma série de fatores: aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. Dessa forma, é possível dizer que o processo de aprendizagem é tido a partir da motivação. ...
A motivação, na perspectiva piagetiana, é o elemento afetivo que aciona as estruturas do conhecimento e dá origem ao esforço a ser desenvolvido na atividade intelectual (PIAGET, apud LA ROSA, 2007).
Maturação ou amadurecimento é o processo de desenvolvimento dos seres vivos ou suas partes no sentido de tornar o organismo apto para a reprodução. Em relação aos animais, diz-se que, nessa altura, eles atingem a maturidade sexual; os que ainda não atingiram a maturidade designam-se como "imaturos".
A principal diferença entre maturação e aprendizagem, é que na aprendizagem o indivíduo está aprendendo, enquanto na maturação é só um desenvolvimento. A principal diferença entre maturação e aprendizagem, é que na aprendizagem o indivíduo está aprendendo, enquanto na maturação é só um desenvolvimento.
substantivo feminino Ação de maturar, de amadurecer; amadurecimento: o calor apressa a maturação dos frutos. Processo que ocasiona o amadurecimento; maturidade.
A maturação biológica pode ser definida como; todas as mudanças morfológicas e fisiológicas que acontecem durante o processo de crescimento devido às transformações físicas, psíquicas e sociais, estabelecendo um elo entre a infância e o final da vida adulta (velhice).
A maturação orgânica é o processo pelo qual os vários reflexos herdados filogeneticamente são inibidos ou integrados a sistemas mais complexos, durante o desenvolvimento do organismo, conforme o seu plano ontogenético.
Anormalidades no desenvolvimento decorrentes de uma lesão ou distúrbio cerebral se caracterizam pela persistência de reflexos, o que constitui o atraso na maturação reflexa.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.
O desenvolvimento humano é um processo de construção contínua que se estende ao longo da vida dos indivíduos, sendo fruto de uma organização complexa e hierarquizada que envolve desde os componentes intra-orgânicos até as relações sociais e a agência humana.
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.
Conforme traz Pott (2018:6) “O processo de desenvolvimento humano inicia-se muito antes do bebê chegar ao mundo. Desde o momento que o óvulo é fecundado inicia-se o processo gestacional e o desenvolvimento humano não para mais de acontecer.”.
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. ... O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem.
É caracterizado pelas atitudes de conduta do indivíduo; Pode ser categorizado em desenvolvimento físico, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento social e desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social é indissociável.
Além de contribuir para a estrutura e técnicas de ensino-aprendizagem, conhecer os aspectos do desenvolvimento humano ajuda a construir vínculos entre educadores e alunos, fortalecendo a confiança e facilitando a prática pedagógica.