O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.
A pluralidade de mudanças no mundo; A fusão do estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano nas organizações, integrados por meio da abordagem sistêmica; Os estudos sobre conflitos interpessoais; Os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
Aspectos informais Variam de valores muito específicos de certos grupos até os que são guias gerais de comportamento. Ex.: percepções, sentimentos, atitudes, valores, padrões de influência e poder, expectativas, interações informais, normas grupais, etc.
Dentre os elementos componentes da culturaorganizacional podem ser destacados: valores, crenças epressupostos, ritos, rituais e cerimônias, estórias e mitos, tabus, heróis, normas e comunicação.
Os aspectos essenciais da cultura entendida em sentido clássico são áreas como a filosofia, o sistema jurídico, as artes plásticas, a música, conceitos estéticos, a ciência, a teologia, a linguagem e os valores e materiais, tanto tangíveis quanto intangíveis.
Os 4 tipos de cultura organizacional são os seguintes: cultura do poder (alta centralização no comando), Cultura de papéis (foco na função), Cultura de tarefas (perspectiva direcionada ao problema) e Cultura de pessoas (maior relevância para os talentos da empresa).