O whisky é produzido a partir de três ingredientes básicos: grãos (cevada, trigo, milho ou centeio, por exemplo), água e fermento. No penúltimo estágio do processo de produção entram os barris de carvalho, responsáveis por grande parte dos aromas e sabores encontrados na bebida.
Conheça as etapas de produção do whisky
Fermentação: o mosto é misturado com a levedura e aquecido em um contêiner chamado washback. A levedura se alimenta dos açúcares do mosto, produzindo álcool e liberando dióxido de carbono. O processo, a fermentação, dura de 48 a 72 horas e resulta em uma bebida forte e muito amarga, chamada wash.
Whisky Escocês: Para ser considerado um whisky escocês, a bebida deve ser feita na Escócia, com cevada ou grãos maltados e ter sido envelhecida em barris de carvalho por, no mínimo 3 anos.
O Red Label é um blended whisky sem idade definida, resultado do casamento de mais de trinta e cinco single malts e grain whiskies. Seus principais maltes partem das destilarias controladas pela Diageo, dentre elas, Talisker, Cardhu, Caol Ila e Oban.
O uísque escocês divide-se em cinco categorias distintas: single malt, single grain, blended malt (inicialmente chamado vatted malt ou pure malt), blended e blended grain. Todos os uísques escoceses precisam sofrer maturação (envelhecimento) em barris de carvalho por pelo menos três anos.
Atualmente, as principais destilarias que se encontram em produção são a Midleton, Cooley e Bushmills e as marcas mais famosas de uísques irlandeses são a Jameson, Bushmills, Clontarf, Connemara, Greenore, entre outras.
Os 10 melhores uísques do mundo
Compartilhe:
Normalmente, o whiskey irlandês é destilado três vezes e costuma ter uma mistura de cevada maltada e não maltada junto com outros cereais em sua composição. Devido à sua tripla destilação, tem uma maior percentagem de álcool em comparação com o escocês, 40%.
E lembre-se: se beber não dirija (1).
8 melhores whisky para você beber
O Jim Beam White Label – vamos chamá-lo aqui pelo nome completo – é o bourbon whiskey mais vendido do mundo. Atualmente, ele pertence à gigante multinacional Beam Suntory, que também detém marcas importantes como os single malts japoneses Yamazaki e Hakushu e as destilarias Laphroaig e Bowmore.
Os melhores uísques para casamentos
A maneira mais simples de apreciar seu whisky é bebendo-o puro, limpando seu paladar com água fria entre os goles. Muitas pessoas acrescentam água ao whisky, o que pode abrir os sabores à medida em que os líquidos se combinam.
Para isso, deve-se servir um pouquinho de whisky no copo e deixar ele respirar por alguns segundos em temperatura ambiente. Depois disso, agite a bebida no copo para que ela se espalhe por todo seu interior, cuidando para manter a borda do copo seca e, então, por pior que isso possa soar, despejar fora a bebida.
Fique de olho no teor alcoólico da bebida É matemática pura: você não pode beber uísque na mesma quantidade e velocidade que bebe cerveja e achar que vai ficar tudo bem. Se você estiver respeitando o ritmo da bebedeira (como na dica 1), mas mudar o tipo de bebida, se ajuste à nova graduação.
O gelo pode ajudar a bebida a liberar os aromas e tornar-se mais refrescante, principalmente para países com climas tropicais. Lembre-se que o importante é você ter uma boa experiência, mandar para dentro do seu organismo algo só pelo teor alcoólico não traduz maturidade no paladar.
O mito do whisky cowboy vem da época dos caubóis americanos, em que não existia gelo e, por isso, era necessário consumir a bebida pura. Por isso, tanto faz se for servido em um copo de shot ou no de “on the rocks”, o importante é que se mantenha a forma de degustar.
Pode ser bebido gelado ou quente Não precisa se preocupar! Existem whiskies para beber com gelo e também há bebida para degustar levemente aquecida. É isso mesmo! Existe whisky que você pode aquecer, só um pouquinho, em banho-maria.
Tente tomar o Black Label em um copo para whiskey com gelo. Os copos para whisky às vezes são chamados de “tumbler”. Se for tomar o whisky com uma pequena quantidade de água, use um copo desses ou uma taça para conhaque.
JOHNNIE WALKER RED LABEL® e Água com Gás
O que misturar com whisky? Confira 5 opções que mostram toda a versatilidade da bebida
A sugestão é preparar o drink com o Gin Bombay Sapphire, um gin inglês conhecido em todo o mundo....Tartufetini gnocchi de cogumelo
Antes, predominante em pratos, agora, as especiarias também invadiram os copos e vêm se tornando ingredientes fundamentais para a preparação de drinks. Versáteis, harmonizam quando são misturadas a diferentes bebidas, como vodka, gin e cachaça, além de combinarem com frutas, como a laranja, o maracujá e o limão.
Combinações de especiarias e frutas para fazer seu gin tônica