A floresta decídua temperada é um bioma temperado terrestre caracterizado por árvores caducifólias, como as faias, nogueiras e carvalhos. A sua característica principal é a perda de suas folhas durante o outono e o inverno.
A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.
Árvores de folha caduca perdem as folhas no inverno. Florestas temperadas têm uma ampla gama de temperaturas que se correlacionam com as estações do ano distintas. As temperaturas variam entre quente no verão com máximas de 30 graus centígrados, a extremamente frio no inverno, com baixas de – 22 graus centígrados.
A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.
Também chamada de floresta decídua temperada ou floresta temperada decídua, a floresta temperada é encontrada nas regiões do oeste da Europa, região leste dos Estados Unidos e da Ásia e sul do Brasil e da América do Sul, onde o clima é temperado e as estações do ano são bem definidas.
Resposta: Essa vegetação vem desaparecendo devido a agricultura e também por conta da urbanização dos espaços.
O bioma floresta tropical e subtropical húmida é um tipo de ecossistema que ocorre aproximadamente dentro da região compreendida entre a latitude de 35 graus norte e a latitude de 35 graus sul – em outras palavras, na zona equatorial entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
A taiga é o bioma típico de regiões de clima continental frio, estando presente nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
Apresenta uma floresta densa, donde a flora é composta majoritariamente de vegetação arbustiva e árvores coníferas, com presença de pinheiros, salgueiros, nogueiras, faias, abetos, bétulas, dentre outras espécies vegetais.
A Taiga ou floresta boreal é um bioma formado principalmente por plantas do tipo coníferas, por isso também é chamado de Floresta de Coníferas. ... Na Taiga as principais coníferas encontradas são os pinheiros, abetos, larícios e espruces. Essa vegetação possui algumas adaptações para sobreviver em regiões frias.
A exploração da Taiga ocorre na extração de suas árvores, visto que elas são usadas como matéria-prima para a produção de móveis diversos. Já a Tundra também é um bioma de baixas temperaturas, havendo três tipos dela: a alpina, ártica e a tundra antártica.
Na vegetação da taiga é comum a presença de árvores (sobretudo coníferas), enquanto que na tundra é difícil encontra-las, sendo composta majoritariamente por uma vegetação rasteira. Em ambos biomas, existem animais que hibernam nos longos invernos, tal qual o urso.
tundra
É marcada pela ausência de arvores, com vegetação rasteira e espaçada, graças às condições oferecidas pelo clima polar.
Esse bioma é dividido em dois tipos principais: a Tundra Ártica, caracterizada por se localizar em latitudes próximas à região do Ártico, e a Tundra Alpina, que se encontra em regiões de altitudes elevadas, como cadeias montanhosas.
floresta amazónica
floresta amazônica
Parque Estadual da Cantareira