a) Pré-silábico: é quando a criança ainda não faz distinção entre a função da letras (com seus fonemas/sons) e dos números. Usa,normalmente, muitas letras e/ou números para "escrever" avião, por se tratar de um objeto grande; e usa poucas letras para formiga, por ser um animal muito pequeno.
1. Fazes da escrita Pictórica – Ideográfica - Alfabética • Segundo Cagliari (1993), a história da escrita — vista no seu conjunto, sem seguir uma linha de evolução cronológica de nenhum sistema especificamente • pode ser dividida em três fases: a pictórica, a ideográfica e a alfabética.
A escrita alfabética é aquela que a pessoa usa após passar pelo processo de alfabetização. A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos.
PRÉ-SILÁBICO Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.
No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a: