A teoria dos conjuntos é a teoria matemática capaz de agrupar elementos. Dessa forma, os elementos (que podem ser qualquer coisa: números, pessoas, frutas) são indicados por letra minúscula e definidos como um dos componentes do conjunto.
Interseção. Podemos notar que a interseção funciona como um conjunto de elementos que, simultaneamente, pertencem a dois ou mais conjuntos, ou seja, quando estes elementos são comuns aos conjuntos.
Quando queremos a intersecção de dois conjuntos é o mesmo que dizer que queremos os elementos que eles têm em comum. Dados dois conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e B = {5, 6, 7}, a intersecção é representada pelo símbolo ∩, então A ∩ B = {5, 6}, pois 5 e 6 são os elementos que pertencem aos dois conjuntos.
Os conjuntos são representados por letras maiúsculas e os elementos do mesmo são representados entre chaves. Assim, teríamos: O conjunto das letras do nosso alfabeto; L= {a, b, c, d,..., z}.
Representação Geométrica. É possível escrever números utilizando grupos de sinais iguais entre si, tantas quantas são as unidades do número. Por exemplo, nos dados os números são representados por pontos ou circulos.
A representação de um conjunto em extensão é dada escrevendo todos os conjuntos entre chaves ou colchetes e separando-os por vírgula ou ponto e vírgula.
O curso tem como objetivo desenvolver habilidades e competências na resolução de problemas que envolvem conteúdos relacionados à matemática básica, visando atender às necessidades de profissionais que necessitam fixar conhecimentos básicos de matemática, para conseguir crescimento profissional, realizar novos cursos ou ...