Pessoas de Apego Ambivalente buscam por altos níveis de intimidade, aprovação, e receptividade de seus parceiros. Elas, muitas vezes, valorizam a intimidade a tal ponto que se tornam excessivamente dependentes de seus parceiros. ... Por outro lado, elas tendem a se sentir desconfortáveis com a intimidade emocional.
Ainsworth identificou três estilos de apego, ou padrões, que uma criança pode ter com figuras de apego: seguro, evitativo (inseguro) e ambivalente ou resistente (inseguro).
O apego desorganizado, assim como seu nome indica, é consequência de experiências traumáticas de grande intensidade para a criança, que “desorganizam” seu desenvolvimento social e as deixam vulneráveis. Em outras palavras, o apego desorganizado é um conjunto de sintomas de mal-estar emocional.
Durante a primeira infância, o apego caracteriza-se como um interesse insistente em manter proximidade com uma ou algumas pessoas selecionadas; uma tendência a usar esses indivíduos como base segura de referência para a exploração do desconhecido; e refúgio, na figura de apego, para busca de segurança em momentos de ...
Os comportamentos de apego se referem a um conjunto de condutas inatas que promovem a manutenção ou o estabelecimento da proximidade com sua principal figura provedora de cuidados, a mãe, na maioria das vezes, e são eliciados por sentimentos de medo, cansaço, fome ou estresse.
A manutenção da proximidade com um adulto preferido por um animal imaturo é a regra geral, o que sugere que tal comportamento possui valor de sobrevivência. Assim, a função do comportamento de apego é a proteção, principalmente contra predadores.
O apego seguro é um dos 4 tipos de apegos presentes na teoria do apego. ... Na teoria, o apego significa um vínculo afetivo ou ligação entre um indivíduo e seu cuidador principal, que responde suas necessidades com assertividade, tornando esse indivíduo seguro e emocionalmente estruturado.
O apego seguro permite construir vínculos afetivos estreitos e espontâneos. Os inseguros (o ambivalente e o evitativo) dão lugar a fortes repressões e dificuldades para construir laços de intimidade com os outros.
Leia o texto e saiba como identificar e lidar com pessoas que demonstram apego demais.