Intertrigo candidísiaco é uma infecção da pele causada por Candida albicans, o mesmo fungo que causa a candidíase. Esse micro-organismo habita normalmente a pele e alimenta-se de queratina (ceratina), uma proteína presente na epiderme e principal constituinte do cabelo, pelos, unhas, etc.
Embora a maioria dos casos de candidíase vaginal sejam brandos, algumas mulheres podem desenvolver infecções graves que envolvem vermelhidão, inchaço e rachaduras na parede da vagina (parece uma assadura).
Os remédios mais usados para o tratamento de micose são:
O que fazer em caso de alergia Passar na pele produtos hipoalérgicos ou calmantes, como cremes ou loções com babosa, camomila ou alfazema por exemplo, que acalmam e hidratam a pele; Aplicar compressas de água fria sobre as axilas, para reduzir os sintomas de irritação e sensação de queimação.
O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.
Inicialmente, o fungo tem coloração esbranquiçada e conforme amadurece, torna-se cinza ou marrom. O principal sintoma das plantas é o amolecimento e podridão do caule e até dos brotos.
Como saber se é isso mesmo: passe a unha, se a verruguinha sai, é cochonilha. Se tiver muita formiga pequena na planta, também pode ser um indício de começo de infestação. Partes grudentas da folha também indicam que essa praga está presente.
O que importante observar? Atente ao surgimento de manchinhas brancas ou escuras nos caules e nas folhas, perda do brilho e se estão murchando sem motivos comuns como falta ou excesso de água. Sabemos que essas plantinhas vem a cada dia ganhando espaço no coração das pessoas.
Fungicidas podem ser usados de forma preventiva, mas não tratam a infestação depois dela surgir. As áreas afetadas precisam ser cortadas e jogadas fora. Uma das maneira de prevenir o surgimento deste fungo é evitar regar sua suculenta de cima para baixo, evitando regar suas folhas, caules e flores.