Por exemplo, historicamente, as mulheres eram donas de casa, enquanto os homens eram provedores. Portanto, uma mulher nos tempos modernos que entra em uma força de trabalho dominante masculina e se veste de maneira masculina pode ser considerada andrógina.
Atualmente, o conceito de “andrógino” refere-se popularmente mais a uma qualidade estética. Costumamos dizer que uma pessoa é andrógina quando existe uma dúvida, a partir de características estéticas como traços e formato do rosto ou corpo, na hora de identificar o seu sexo.
Segundo os estudos da inglesa, geralmente, quem tem cérebro masculino tem o dedo indicador menor que o anelar (olhando para a mão de frente para a palma). Já cérebros femininos são associados a dedos indicadores do mesmo comprimento que os anelares.
Há algum tempo o termo “androginia” está sendo utilizado para definir uma tendência de moda vista em passarelas e editoriais. De acordo com Aulete (2004), “andrógino” está relacionado àquele que tem aparência e/ou comportamento sexual indefinido entre os gêneros masculino e feminino.
Os andrógenos, que foram descobertos em 1936, também são chamados de hormônios androgênicos ou testóides. Os andrógenos também são os esteróides anabólicos originais. Eles também são precursores de todos os estrógenos, os hormônios sexuais femininos. O primeiro e mais bem conhecido andrógeno é a testosterona.
Hormônios criados a partir do colesterol, como os androgênios e o estrogênio, são conhecidos como hormônios esteróides (1). Os androgênios são produzidos nas glândulas adenoides e nos ovários através da conversão do colesterol (1,2). Os tecidos muscular e adiposo também podem sintetizar a testosterona (3).
Segundo o mito, os seres humanos originalmente tinham torsos esféricos e quatro mãos e pés e duas faces em uma cabeça. Em seu alto astral, eles queriam invadir o céu. Por isso, ela puniu Zeus cortando cada um deles ao meio. Essas metades são pessoas hoje.
O mito do Andrógino se inicia com essa tentativa de definir qual seria a real natureza humana. É o primeiro mito sobre gênero que temos registro. Aristófanes usará esse mito para tentar dar conta do humano como um todo, falando de todos os tipos de amores possíveis e não somente um em específico.
O mito e o amor romântico. ... Em relação à nós mesmos, o amor pode ser entendido como o “ir ao encontro de nós próprios”, “ entrar no profundo de si”. Assim como na segunda separação dos andrógenos por Zeus e Apolo. Podemos definir o amor como tudo aquilo que através do desejo, nos move da interioridade para a vida.
Os androgênios são hormônios esteroides com papel fundamental no desenvolvimento e na manutenção do fenótipo masculino e da função reprodutiva. Esses hormônios também afetam a função de diversos tecidos não reprodutivos, como, por exemplo, o ósseo e musculoesquelético.
Antiandrogênios é o nome dado a grupos de medicamentos que neutralizam os efeitos dos hormônios sexuais masculinos, testosterona e di-hidrotestosterona. Os hormônios sexuais masculinos também são conhecidos como andrógenos; antiandrogênicos também podem ser chamados de bloqueadores de receptores de andrógenos.
Ex: Micropil, Ginesse, Femiane, Diminut, Harmonet, Tamisa, Ginesse, etc. Tem forte efeito antiandrogênico, por isso, é utilizada para tratamento de pele oleosa e acne, e excesso de pelos, sintomas causados pela Síndrome dos Ovários Policísticos. Ex: Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis.
Os mais potentes nessas melhorias são a base de ciproterona (diane 35, ferane, diclin), drosperinona (Yaz, Yasmin, Iumi, Elani). Existem várias marcas e dosagens, o que depende da avaliação do ginecologista para cada paciente.
Um modo de reduzir os receptores andrógenos no organismo é ligando outra substância no lugar do DHT. Existem bloqueadores de receptores andrógenos esteroidais e não esteroidais que são sintetizados através da produção de hormônios como a progesterona.
Realizar atividade física regularmente e seguir uma dieta saudável, rica em alimentos que ajudam na regulação hormonal, como brócolis, linhaça, frutas secas e figo, pode contribuir para a prevenção da deficiência androgênica.