O que é síntese proteica? Na síntese proteica, a informação contida no DNA é transcrita para o RNAm e, em seguida, traduzida numa sequência de aminoácidos, formando a proteína. A síntese proteica é o processo de formação das proteínas.
Esse fluxo direcional de informação é conhecido como o dogma central da biologia molecular, e o processo de ir de um DNA para um produto funcional, é conhecido como expressão gênica. Graças a expressão gênica, é possível ter uma diferenciação celular, que são variedades de tipos celulares em um mesmo organismo.
A expressão génica ou expressão genética é o processo pelo qual a informação hereditária contida em um gene, tal como a sequência de DNA, é processada em um produto génico funcional, tal como proteínas ou RNA./span>
A epigenética compreende um conjunto de mecanismos que promovem a regulação da expressão gênica a nível transcricional através de modificações químicas no DNA e na cromatina, como metilação, acetilação e fosforilação, que resultam na conseqüente mudança fenotípica do indivíduo sem, no entanto, ocorrer nenhuma alteração ...
A alteração da compactação da cromatina resulta em um efeito importante na estrutura dos cromossomos interfásicos. Nesses cromossomos, a cromatina não está uniformemente compactada e encontra-se, desse modo, na forma condensada e na forma mais estendida.
A transcrição é um ponto-chave de regulação para muitos genes. Conjuntos de proteínas de fator de transcrição se ligam a sequências de DNA específicas dentro ou perto de um gene, promovendo ou reprimindo sua transcrição para um RNA.
Esse processo envolve dois passos principais: a transcrição e a tradução. Na transcrição, a sequência de DNA de um gene é copiada para fazer uma molécula de RNA. Essa etapa é chamada de transcrição pois envolve reescrever, ou transcrever, a sequência de DNA num "alfabeto" similar de RNA.
No entanto, muito da regulação gênica acontece durante a transcrição. As bactérias têm moléculas reguladoras específicas que controlam se um gene determinado será transcrito em RNAm. Muitas vezes, essas moléculas atuam se ligando ao DNA próximo do gene e promovendo ou bloqueando a enzima da transcrição, RNA polimerase.
O gene regulador codifica a produção de uma proteína que atua como repressor. Compete a este gene controlar a expressão dos genes estruturais. O repressor fixa-se no gene operador, impedindo a transcrição dos genes estruturais.
Em genética, um repressor é uma proteína que se pode ligar ao DNA. Regula a expressão de um ou mais genes através do decréscimo da taxa de replicação.
Um gene estrutural codifica a sequência de aminoácidos de um polipeptídio. O operador é uma sequência de DNA procariota que se encontra entre os genes estruturais e o promotor. É responsável pelo controlo da transcrição dos genes estruturais.
Os enhancers ou acentuadores são seqüências de DNA que aumentam a afinidade da maquinaria de transcrição por um certo promotor.
O operon lac da E. coli contém genes envolvidos no metabolismo da lactose. Ele é expresso somente quando a lactose está presente e a glicose ausente. Dois reguladores "ligam" e "desligam" o operon em resposta aos níveis de lactose e glicose: o repressor lac e a proteína ativadora de catabólito (CAP).
Substância basófila existente sob a forma de grânulos no núcleo de todas as células vivas. É essencialmente constituída por ácido desoxirribonucleico (ADN) e proteínas básicas (histonas protaminas).
O código genético possui três características principais: Especificidade: cada códon codificará o mesmo aminoácido; Universalidade: a especificidade do códons é a mesma para qualquer indivíduo. ... Portanto, mais de um códon corresponde ao mesmo aminoácido./span>
Código genético é a relação entre a seqüência de bases no DNA e a seqüência correspondente de aminoácidos, na proteína. ... O código genético forma os modelos hereditários dos seres vivos. É nele que está toda a informação que rege a seqüência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos./span>
O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).
COLINEARIDADE - Correspondência entre a seqüência de nucleotídeos do DNA e do RNA com a seqüência de aminoácidos de uma proteína. CO-REPRESSOR - Uma pequena molécula que inibe a transcrição, ligando-se à proteína reguladora.