falta de apetite; fraqueza; dor e aumento de volume abdominal; presença de secreção vaginal (no caso da piometra aberta);
Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.
A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento médico para indicação do melhor tratamento.
Os sinais de que a cicatrização não está indo bem são sangramento, secreção amarelada, inchaço com calor local e vermelhidão excessiva. Se você notar algum deles, já pode ir ao médico para que ele avalie.
É normal ter sangramento até 6 semanas após o parto. O que acontece é que esse fluxo vai se transformando em intensidade e aspecto. No início é vermelho vivo, depois vai se tornando mais amarronzado e por fim um amarelo tipo ferrugem.
No caso de parto cesáreo, a cinta modeladora pode ser usada logo após o parto até quando seu bebê tiver chegando aos 3 meses de vida. Este é o tempo mínimo de cicatrização interna após o parto, então é seguro manter o uso até este período.
Após a alta hospitalar, a mulher deverá recuperar-se em casa e, por isso, é recomendado:
A cinta pós-parto pode ser usada imediatamente após o parto natural ou cesárea, durante todo o dia e noite, sem necessidade de retirá-la para dormir.
Nos casos de cesariana é aconselhável uma revisão 10 dias após a retirada dos pontos (que é feita uma semana após a intervenção). 11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais.
Mudanças no corpo pós-parto. "Há uma distensão na gravidez do músculo do reto abdominal. Isso é normal, e se a paciente não trabalha essa musculatura, treinando, por exemplo, vai ficar de um a dois meses assim. No caso da cesárea, pode acontecer também a distensão do intestino.