A península Balcânica (mais conhecida como Bálcãs) é uma grande porção de terra localizada no sudeste da Europa e formada por muito países, entre eles Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Moldávia, Romênia, Bulgária, Albânia, Grécia e a parte europeia da Turquia.
Resposta. os primeiros povos foram os pelagios , e no séc xx a.c os povos indo - europeus enfrentaram os pelagios que habitavam naquela região e dominaram as terras. atualmente os gregos são originários da península balcânica.
Os grupos indo-europeus que ocuparam a Península Balcânica e deram origem à Grécia, foram os povos aqueus, os cretenses, os jônios, os eólios, e os dórios.
Formação da Grécia O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.
“Um dos principais focos de atrito entre as potencias europeias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacio- nalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha). Em 1908, a Áustria anexou. ... Nos Bálcãs, diversas etnias reivindicavam a autonomia de seus territórios.
Resposta. Resposta: 1) foi a disputa entre Sérvia, Montenegro,Grécia,Romênia,e se não me engano Bulgária e Turquia, esses em busca da posse do território do império Otomano.
A Rússia - na época, Império Russo - entrou na Primeira Guerra Mundial para defender os interesses dos povos eslavos na região dos Bálcãs, em um período fortemente marcado pelo nacionalismo.
Desde o início das civilizações clássicas a Península Balcânica foi alvo de disputas entre diferentes povos (gregos, romanos, macedônios, etc.), devido à sua posição estratégica entre os continentes da Europa, África e Ásia, no Mar Mediterrâneo. Na época do imperialismo dos séculos XIX e XX não foi diferente.
A crise no Marrocos foi desencadeada pela ambição de várias potências colonialistas e por acordos secretos entre Inglaterra e França e aspectos conflituosos entre a Alemanha e a França, que disputavam o direito de explorar as riquezas da região marroquina.
Por isso os gregos se especializaram no comércio marítimo e passaram a fundar colônias em outras ilhas e territórios, inclusive no sul da Itália. Suas colônias davam origem a novas cidades-estados independentes que comercializavam com as outras cidades gregas.
A Península Balcânica, ou Balcãs, a está localizada no oeste do continente europeu e é formada pela Albânia, Bulgária, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Grécia, Macedônia, Moldávia, Romênia, Servia e Montenegro, além de uma pequena parte da Turquia.
Resposta. Os países da Península Balcânica são conhecidos como países balcânicos, ou Balcãs, sendo eles: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Croácia, Sérvia, Montenegro, República da Macedônia. Além disso, o território de Kosovo e uma parte do território da Turquia, da Eslovênia, da Romênia e da Ucrânia.
Os Bálcãs, Balcãs, ou ainda península balcânica é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia ...
Resposta. Resposta: Na região dos Bálcãs, as transformações que aconteceram no Leste Europeu fizeram aflorar antigos conflitos históricos e étnicos, que produziram, recentemente, a fragmentação do país em várias novas repúblicas. Após a Segunda Guerra Mundial, esse país adotou o modelo econômico socialista.
A Liga Balcânica foi uma aliança realizada em 1912, composta pela Bulgária, Grécia, Montenegro e Reino da Sérvia, com o objetivo de conquistar os territórios europeus que ainda restavam à Turquia.
A Região dos Bálcãs se transformou no "barril de pólvora" da Europa por reunir uma série de povos com culturas diferentes, cada um deles apoiado por uma superpotência rival.
Nos primeiros meses de 1941, a ofensiva italiana parou recuando para a Albânia....Campanha dos Balcãs (Segunda Guerra Mundial)
O plano falhou no seu principal objectivo que era obter uma vitória rápida e decisiva a ocidente para, em seguida, transferir forças para oriente e ali obter outra vitória decisiva.
Primeira Guerra Mundial | CPDOC. A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio.