Gekkonidae
Quando a lagartixa dá um passo, há um deslocamento de elétrons entre os átomos da pata da lagartixa e os átomos da superfície parede, gerando uma força de atração intermolecular que a mantém grudada na vertical. Esta força de adesão da lagartixa é a seco.
Porque eles não conseguem manter a temperatura do corpo estável. “A temperatura desses animais varia de acordo com a do ambiente. Quando querem se aquecer, expõem-se ao calor. Quando estão muito quentes e precisam se resfriar, procuram lugares protegidos do sol”, afirma o zoólogo Miguel Trefaut Rodrigues, da USP.
O fato de serem tão pequenas aumenta a área que fica em contato com a parede e multiplicado pelas milhares espátulas das patas da lagartixa, as forças de Van der Waals produzem suficiente atração para segurar o peso desse pequeníssimo lagarto.
Esses pêlos secretam um líquido pegajoso, feito de óleo e açúcar, que garante a fixação total à superfície. Lagartixas e aranhas usam a mesma técnica para andar no teto. Suas patas têm milhares de pêlos de queratina, conhecidos como setae. Eles têm um diâmetro finíssimo, equivalente a um décimo de um fio de cabelo.
cinco anos
Ele tem um porte médio que pode alcançar 55 centímetros de comprimento, vive entre 5 e 10 anos e é muito comum no Paraná, embora ocorra em quase toda a América do Sul.
Os principais predadores das lagartixas são as serpentes (cobras) e os gatos domésticos. Carinhosamente chamada de "jacarezinho de parede", a lagartixa é sempre muito bem vinda nas casas pois se alimenta de insetos como baratas e até de aranhas.
A lagartixa tem duas patas de cada lado do corpo. Tem cinco dedos com cinco unhas em cada patinha.
Características: As lagartixas têm facilidade para subir em qualquer lugar. Isso porque elas possuem uma espécie de pequenas laminas cobertas por pêlos microscópicos em forma de ganchos e são esses pêlos permitem a esses animais escalar muros, vidros de janelas e andar pelo teto de cabeça para baixo.
Lagartixa-doméstica-tropical
O que permite às lagartixas desafiar a lei da gravidade e correr no teto da casa são as mesmas forças que atuam em ligações químicas. ... A força criada pelo contato é equivalente a dez vezes a pressão do ar – o suficiente para entortar um arame.
"Lagartixa" é proveniente do castelhano lagartija. "Osga" se originou do árabe وَزَغة wazaḡa > uzga. "Sardanisca" e "sardanita" originaram-se de sardão.
Animal
Cordados
Os répteis são animais muito bem-adaptados à vida no ambiente terrestre. O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas.
Os anfíbios são animais vertebrados que, ao contrário dos répteis, possuem o corpo sem escamas. Por esse motivo é que a maioria deles apresenta pele lisa, fina e úmida. Outra característica desses animais é que a temperatura do corpo deles varia conforme a temperatura do ambiente em que estão.
Significado de Réptil adjetivo Que se move arrastando: animal com modos répteis. ... substantivo masculino plural Classe dos animais vertebrados, com aproximadamente 6 000 subespécies, com o coração composto por 3 câmaras, fazendo a respiração pulmonar, sendo seu corpo coberto por placas ou escamas.
Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.
As aves constituem um grupo de vertebrados que possui uma característica peculiar: a presença de penas. A classe das aves inclui seres vivos que possuem por característica principal a presença de penas. ... Essa secreção permite que o animal fique com as penas impermeáveis, após um mergulho, por exemplo.
As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado.