As fontes de luz são corpos capazes de emitir luz, seja ela própria, seja refletida. Fontes de luz podem ser classificadas em: Fontes de luz primárias: São fontes de luz que emitem luz própria. ... As fontes de luz primária luminescentes podem ser fluorescentes ou fosforescentes.
Fontes primárias: São corpos que emitem luz prória. Por exemplo: uma lâmpada acesa, a chama de uma vela, o Sol, uma lanterna ligada etc. Fontes Secundárias: São corpos que enviam luz que recebem de outras fontes.
Entre as alternativas a seguir, escolha aquela que contém apenas fontes primárias de luz. e) Estrelas, pilha de lanterna e Sol. As fontes primárias de luz são aqueles que produzem luz própria. Algumas fontes, como fósforos e lâmpadas, são fontes primárias desde que estejam acesas.
Os três tipos de feixe de luz existentes, são: Cônicos divergentes, Cônicos convergentes e Cilíndricos. ... Os feixes de luz tipo cônicos convergentes compreendem aos feixes em que os raios convergem em cada ponto. Os feixes de luz tipo cilíndrico compreendem aos feixes em que os raios são paralelos entre si.
Divergentes – os raios luminosos divergem a partir de um ponto. Convergentes – os raios luminosos convergem para um ponto. Paralelos – todos os raios de luz do conjunto são paralelos entre si.
Feixe divergente: raios que emergem de um ponto e se dirigem para pontos diferentes. Fontes com luz própria ou corpos luminosos como é o caso do Sol. Fontes que refletem a luz ou corpos iluminados é o caso da Terra e da Lua.
Pontual ou puntiforme: uma fonte sem dimensões consideráveis que emite infinitos raios de luz.
Meios Ópticos. Um meio é dito opaco quando a luz praticamente não se propaga nele. Exemplos: madeira e metais. ... E, finalmente, diz-se transparente quando a luz se propaga a grandes distâncias e segundo trajetórias previsíveis e bem determinadas.