3.
Em relação à classificação, os reflexos podem ser separados quanto à sua localização no sistema nervoso central, sendo eles reflexos bulbares e reflexos medulares.
Na espécie humana é possível citar diversos exemplos de reflexos, como o reflexo palpebral, que é o reflexo de defesa contra a aproximação de objetos estranhos ao olho humano. Também dá para citar o reflexo motor de retirada do braço, que é um reflexo em resposta a estímulos dolorosos ao braço.
Entretanto, entre os vertebrados, os arcos reflexos incluem pelo menos dois neurônios. No arco reflexo simples, o impulso percorre dois neurônios. ... Do neurônio sensorial, por meio de uma sinapse, o impulso é transmitido para o neurônio de associação (interneurônio), localizado integralmente na medula espinhal.
Dois dos reflexos mais comuns – espirrar e piscar os olhos – são também dois dos mais rápidos. Piscar preserva e protege os olhos. Na verdade, há três tipos de piscadelas.
Este reflexo é caracterizado pela retirada de um membro do corpo frente a estímulos como dor, picada e calor. Um exemplo é quando encostamos a mão no fogo: não precisamos ver ou mesmo sentir Page 3 a dor para que a resposta reflexa seja desencadeada e nossa mão seja retirada (reflexo flexor ou de retirada).
O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.