As principais áreas da Gastronomia
Significado de Culinária substantivo feminino Arte e a ciência do preparo de alimentos para a mesa, em geral pelo aquecimento, até modificar seu sabor, consistência, aparência e composição química. ... Torna também os alimentos mais fáceis de serem digeridos.
De acordo com o dicionário Michaelis, existem três definições para a palavra gastronomia: 1 - Conhecimentos e práticas relacionados à culinária. 2 - Arte de cozinhar e preparar os alimentos de modo a realçar suas qualidades. 3 - Arte de escolher e apreciar os melhores pratos.
De acordo com alguns historiadores, foi no reinado de Luís XIV que a gastronomia teve a sua origem, quando, de fato, os nobres da França passaram a elaborar e definir regras e normas sobre o que realmente seria comer bem ou comer mal.
Denomina-se gastronomia à atividade que é responsável pela preparação dos alimentos através de um processo cultural. De fato, este tipo de processo vai além da preparação dos alimentos e da nutrição, tentando dar a cada prato um toque artístico para cada preparação.
A gastronomia é um campo de estudo vasto, mas sua conceituação permanece falha, muito provavelmente por ser caracterizada sinonímia de outras palavras como “cozinha”, “culinária”, “comida”, “alimento” e “alimentação”, e por conta disso os pesquisadores não mais se preocupam com a discussão das dimensões conceituais de ...
A gastronomia teve seu início na pré-história com o homem primitivo que foi descobrindo que os alimentos poderiam ser modificados, o que primeiramente era consumido cru, depois da descoberta do fogo passou a ser cozido e a partir daí o homem descobriu que poderia modificar o sabor dos alimentos e descobrir que se pode ...
Os pioneiros na arte gastronômica foram os indianos, africanos, árabes, japoneses, chineses e os italianos da era do Império Romano.
A história da gastronomia começou na pré-história, cerca de 3,5 milhões de anos, quando os primeiros mamíferos semelhantes aos homens começaram a caminhar com os pés, houve uma revolução na dieta, pois com as mãos livres eles puderam “retirar os grandes caracóis das conchas, pegar os frutos das árvores, e até lançar-se ...
No Brasil, imigrantes europeus, orientais, escravos africanos e nativos indígenas trocaram e fundiram técnicas gastronômicas e receitas, dando origem ao a culinária brasileira, que pode ser considerada uma das mais diversificadas do mundo.
Foi somente na Idade Moderna que o uso de talheres se generalizou, pois antes a comida era saboreada com as mãos. ... As especiarias, muito apreciadas pelos europeus, eram usadas para apurar o sabor dos alimentos, para conservá-los e também para curar doenças.
Nossos ancestrais criaram uma série de armas, que incluíam arpões, lanças, rede de pesca, arco e flecha, e en- tão começaram a caçar. ... O fogo também foi uma descoberta do homem pré-histórico; a caça e a pesca começaram a ser assadas e então descobriram que o calor tornava a carne mais fácil de mastigar.
O fogo, a roda, a agricultura, a pecuária, a escrita, a sociedade mesmo que tribal, a divisão do trabalho, o crime e o castigo...
Essas experiências foram responsáveis por desenvolver as capacidades motoras e mentais do homem. No período Paleolítico, que durou cerca de 2 milhões de anos e cujo significado é pedra antiga, os instrumentos utilizados nos trabalhos de alimentação e defesa tinham como matérias-primas lascas de pedras.