Fase do desenvolvimento embrionário a seguir à blástula, durante a qual se formam os três folhetos do embrião humano (ectoderme, mesoderme endoderme).
Na fase de blástula, como é chamada agora, o blastocisto desenvolve a primeira cavidade embrionária, a blastocele. Um dos acontecimentos mais importantes dessa fase é a fixação do embrião no útero, um processo chamado de implantação embrionária, que marca de fato o início da gestação.
Cerca de 6 dias após a fecundação, o blastocisto adere ao epitélio endometrial por ação de enzimas proteolíticas (metaloproteinases) e a implantação sempre ocorre do lado onde o embrioblasto está localizado. Logo, o trofoblasto começa a se diferenciar em duas camadas: - Citotrofoblasto: Camada interna de células.
A partir das 6 semanas é possível que se consiga visualizar o embrião dentro do saco gestacional.
A gravidez anembrionária acontece quando o óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não desenvolve um embrião, gerando um saco gestacional vazio. É considerada uma das principais causas de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre, porém não é comum de acontecer.