Os extintores de incêndio são equipamentos de combate a incêndio comumente encontrados em diferentes locais como shoppings, empresas, mercados, edifícios e outros locais onde há grande circulação de pessoas.
Passo a passo
Os extintores devem instalados em paredes, em nichos, em colunas ou divisórias. A fixação é de no máximo a 1, 60 de altura do piso já acabado. Para a distância entre um e outro equipamento, a obrigação é que seja de no máximo a cinco metros da porta de entrada ou da escada.
O benefício deste tipo de extintor é que ele atua resfriado e também abafando, tornando perfeito para incêndios de classe B, mas também sendo eficaz em casos de incêndios classe A. Ele nunca deverá ser usado em incêndios de classe c, com elementos energizados ou aparelho elétricos pois isto pode resultar em risco de vida para o operador.
Veja o passo a passo:
É fundamental que os condomínios cumpram com as diretrizes estabelecidas pela norma a fim de garantir a segurança dos moradores e funcionários, além de evitar acidentes.
Vale ressaltar que a adequação à NR 23 deve ser realizada por profissionais especializados na área de prevenção e combate a incêndios, garantindo a segurança dos ocupantes da edificação.
Compartilhe se gostou das informações. Somos uma empresa referência no combate a incêndios e agravos e estamos à disposição para lhe atender. Fale com a gente agora e peça seu projeto.
Para cada ambiente desse, é obrigatório a presença de um extintor de incêndio, cujo material deve ser destinado ao tipo de produto armazenado, conforme detalhado abaixo do primeiro parágrafo deste artigo quando falamos das classes de extintores.
- Um dos problemas mais comuns é esquecer o prazo de validade do extintor para fazer sua troca. Uma dica é sempre trazer o assunto em reuniões de condomínio para lembrar da data de manutenção.
De acordo com as normas de exigência de segurança, os extintores devem instalados em paredes ou divisórias. A fixação é de no máximo a 1, 60 de altura do piso já acabado. Da mesma forma, deve-se preocupar com a distância. Veja a seguir.
- Alguns extintores podem ser usados em várias classes de incêndio, mas devemos ter conhecimento prévio para qual eles se destinam. Além disso, saber utilizar corretamente evita a propagação do incêndio.
A NR 23 estabelece que os extintores de incêndio devem ser inspecionados periodicamente, conforme as orientações do fabricante e de acordo com o que estabelece a NBR 12962 - Inspeção, Manutenção e Recarga de Extintores de Incêndio.
O extintor deve ser instalado num local onde haja a menor possibilidade do fogo bloquear seu acesso, seja visível para que todos que circulam pelo ambiente possam saber de sua presença, fique protegido contra intempéries e que sua retirada não seja dificultada.
Em seguida, é necessário fornecer treinamento específico para cada membro, abordando desde noções básicas de combate a incêndios até técnicas de primeiros socorros e evacuação.
No entanto, incêndios podem ocorrer pelos mais diversos motivos, inclusive por influência de forças da natureza: furacões, ventanias, temporais, ondas de calor excessivos e até mesmo ciclones podem desencadear um sinistro.
- Assim como o problema da data de validade, a falta de cuidado com o item é recorrente. Alguns ficam expostos à ação do tempo e devem ser inspecionados regularmente. Em condições normais, a ordem é que os de Gás Carbônico sejam revistos a cada 6 meses e os demais, anualmente.
- Extintor de Pó Químico: indicado também para apagar incêndio de materiais sólidos e de líquidos inflamáveis, como gasolina e álcool. É o mais comum para ser encontrado em carros e prédios;
Por isso, é importante possuir uma forma de emitir um alerta ou aviso de forma imediata. Esse é um dos principais problemas que pode ser resolvido utilizando um aplicativo de gestão condominial, como o uCondo.
Em seguida, o projeto deve ser apresentado ao Corpo de Bombeiros Militar para que seja emitido o Atestado de Regularidade, que é o documento que permite o funcionamento do local.
Assim como a maioria das normas, ela também se aplica a condomínios residenciais, prédios e conjuntos habitacionais de todos os tipos e tamanhos.
A Norma Regulamentadora 23, ou NR 23, é uma norma de segurança do trabalho que estabelece as medidas de prevenção de incêndios. A sua aplicação é obrigatória para empresas de todos os tamanhos, incluindo condomínios e conjuntos habitacionais.
1,6 m
Qual a altura máxima que podem ser fixados (colocados) os extintores. ( ) 1, 70 metros.
Os extintores deverão ser instalados de forma que a distância máxima a percorrer pelo operador não seja superior a 20 m.
Extintores de pó químico e Dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio. Dicas de uso: Retire o pino de segurança do extintor e pressione a alavanca de operação. O jeito adequado de se usar um extintor de incêndio é mirá-lo diretamente no combustível, em vez de mirar nas chamas.
Em caso de incêndios provocados por materiais de fácil combustão, líquidos inflamáveis e relacionados à eletricidade, o ideal é usar extintor de incêndio abc. Com esse equipamento, sua residência ou empresa está segura no momento de extinguir um desses três tipos de incêndios, que estão entre os mais comuns.
USO DE EXTINTORES PORTÁTEIS O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início. O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C.
Pó Químico – Esse extintor apaga o fogo por abafamento, interrompendo o processo de combustão. ... Gás Carbônico (CO2) – Devido ao CO2 não ser um condutor de eletricidade, os extintores deste tipo são ideais para incêndios de classe C, podendo ser utilizados também em incêndios de classes A e B.
Extintor de incêndio portátil com carga de dióxido de carbono (CO²) é utilizado no combate a incêndio da classe B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos) em áreas comerciais e industriais. Capacidade extintora: 5 –B.
Vantagens de usar o extintor de CO2 Ele pode ser utilizado, sem problemas e danos, em aparelhos eletrônicos, computadores, telefones, salas de equipamentos de tecnologia. Por isso, o ambiente fica consideravelmente isento de resquícios e resíduos, facilitando, assim, o retorno das atividades após limpeza e ventilação.
O extintor de gás carbônico (CO,), por exemplo, afasta o oxigênio da área que está queimando e apaga o fogo. É recomendado principalmente para apagar incêndios em equipamentos elétricos, porque não conduz eletricidade. ... Já o extintor de espuma, além do oxigênio também elimina o calor.
Puxe o pino e aponte para a base do fogo, segurando a alavanca para baixo. Assim, à medida que as chamas forem diminuindo, aproxime-se da fonte e continue borrifando até apagar completamente o incêndio elétrico. Se não conseguir em 5 segundos, evacue o local e chame o Corpo de Bombeiros.
Para fogo em madeira, tecido e papelão use extintor com água. Para líquidos inflamáveis use pó químico. Em materiais elétricos, extintor de pó químico ou gás carbônico, nunca use água. Segundo especialistas, grande parte dos incêndios pode ser controlada se o fogo for combatido no início.
Por conta disso, a melhor forma de acabar com esse tipo de incêndio são os extintores de incêndio de classe D, que são capazes de depositar nas chamas agente extintor à base de sais especiais, que são capazes de isolar o metal do oxigênio, levando ao resfriamento e, consequentemente, a rápida extinção das chamas.