substantivo feminino Ação de exprimir, de expressar por palavras, por gestos, pela fisionomia. Modo de comunicação próprio; frase, dito, sentença: expressão idiomática.
[Informal] Ter artes e manhas para enganar qualquer um ou ter resposta para tudo; ser astucioso, habilidoso.
* N.E. – «Saber de cor» significa «saber bem, recorrendo à memória». O termo – como regista Sérgio Luís de Carvalho, no livro Nas Bocas do Mundo –Uma Viagem pelas Histórias das Expressões Portuguesas – «vem da palavra latina cor, que significa "coração" e "conhecimento".
Significado de Décor substantivo masculino O mesmo que decoração. Ornamentação da cena de um teatro; cenário. Etimologia (origem da palavra décor). Do francês décor.
Segundo o Dicionário Houaiss (Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss/Objetiva, 2001), a palavra cor na expressão «saber de cor» é um diacronismo antigo que tem origem no latim cor, cordis, e significa «de coração». Em locuções como «saber de cor», entende-se «de cor» como «de memória».
Resposta: expressão “saber de cor” vem do francês “savoir par coeur”, que significa 'saber por intermédio do coração' – antes da ciência descobrir a real função do órgão, o coração era tido como símbolo de inteligência e do pensamento. A expressão, ao que tudo indica, surgiu em meados do século XVI.
Significado de De cor e salteado expressão Só pela lembrança, sem precisar recorrer a notas, livros ou outra fonte de informação; de memória, sem esquecer nada: ele conhece o ritual de cor e salteado.
No Brasil até as cores têm duplo sentido. ... O amarelo remete ao ouro e à cor da casa de Habsburgo, da imperatriz Leopoldina. O azul e o branco, emprestados da bandeira do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves, passaram a significar o céu estrelado do Rio de Janeiro na proclamação da República.
O texto "Saber de cor" tem como objetivo informar o leitor. ... Ele mostra de onde vem a expressão popular "de cor" a qual utilizamos muito no dia a dia quando queremos dizer que sabemos muito sobre algo. Por exemplo: "Ah!
As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja. O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
Cor primária é uma cor que não pode ser decomposta em outras cores. ... Quando duas cores primárias são misturadas, produz-se o que se conhece como cor secundária, e ao se misturar uma cor secundária com uma primária surge uma cor terciária.
As cores primárias são as que não podem ser obtidas por meio da mistura de outras cores. Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.