As cidades estados gregas eram politicamente autônomas, ou seja, haviam milhares de pólis, cada uma com uma característica política distinta. ... A maioria das cidades estados eram aristocratas, sendo que a mais importante era a de Esparta. Atenas adotou, após a chegada de Clístenes, a democracia.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas. Atenas representou o esplendor cultural da Grécia Antiga e por muito tempo foi o centro de comércio entre gregos.
Ásia
A Grécia tem a 11.
Tudo sobre a Grécia: melhores cidades e ilhas gregas para visitar
Você sabia que um quinto da área total da Grécia é composta por ilhas, incluindo ilhotas, ilhas e afloramentos de diferentes tamanhos? No total, são mais de 6 mil. As ilhas gregas estão divididas em 6 arquipélagos principais, cada um com as suas próprias paisagens, histórias e atividades turísticas.
Atenas
Nafplio: a cidade
Europa
politeísta
Na Grécia, no entanto, ainda existem algumas milhares de pessoas que acreditam no poder divino dos deuses. O chamadoDodecateísmo(que significa "adoração aos 12 deuses") é tanto um estilo de vida quanto uma religião.
A religião grega era politeísta, acreditava em muitos deuses, e colocava estes deuses em um panteão, onde ocupavam uma "ordem", de modo que existia toda uma hierarquia de criaturas divinas, semi-divinas e de natureza não-humana.
A religião da Roma Antiga foi formada combinando diversos cultos e várias influências. Crenças etruscas, gregas e orientais foram incorporadas aos costumes tradicionais para adaptá-los às novas necessidades do povo. Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.
A religião na Roma Antiga caracterizou-se pelo politeísmo, com elementos que combinaram influências de diversos cultos ao longo de sua história. Desse modo, em sua origem, crenças etruscas, gregas e orientais foram sendo incorporadas aos costumes já tradicionais de acordo com sua efetividade.
A religião romana tinha como principal característica o politeísmo, a crença em diversos deuses. ... Esses deuses tinham formas e caráter de homens e mulheres. Essas características eram semelhantes às religiões de outros povos da Antiguidade.
Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. ... O Estado romano propagava uma religião oficial que prestava culto aos grandes deuses de origem grega, porém com nomes latinos. Em honra desses deuses eram realizadas festas, jogos e outras cerimônias.
Pois em 27 de fevereiro de 380 o imperador bizantino Teodósio 1º (347-395) promulgou um decreto declarando o cristianismo religião de Estado e punindo o exercício de cultos pagãos.
Panem et circenses foi uma política desenvolvida durante a República Romana e o Império Romano. ... Assim, o entendimento de tal política se torna de vital importância para que a história do Pão e Circo seja entendida como um todo e não somente a partir de uma única visão.
Entre todos os códigos civis instituídos no Brasil, destaca-se a grande influência do direito romano na elaboração da constituição federal e diversos outros normativos jurídicos nacionais. Algumas das soluções jurídicas romanas, especialmente de direito privado, provaram-se atemporais, sendo adotadas até hoje.
Nesse campo do conhecimento e da organização social — a ciência jurídica, o mundo ocidental sofreu intensa influência romana. Os códigos jurídicos atuais são também influência romana. Os Códigos de Lei romanos foram construídos ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças que ocorriam nas relações sociais da população.
O direito do Brasil foi influenciado principalmente pelo direito romano e pelo direito de países europeus contemporâneos, como Portugal, França, Itália e Alemanha. Atualmente, no entanto, tem havido uma crescente influência do direito dos Estados Unidos no direito brasileiro.
Assim que assumiu o poder, ordenou a compilação de leis que compõem o Corpus Juris Civilis. Porque organizou as leis que já existiam e formulou novas, que se tornaram a base do Direito Civil moderno. Além de representar uma revolução jurídica, é também um documento importante sobre a vida no Império Romano.
A sociedade bizantina Eram divididos socialmente em nobreza, alto clero, proprietários de terras, comerciantes, artesãos, e a maior parte da população que era pobre, os camponeses, cultivavam plantações no interior e pagavam tributos ao Estado, trabalhadores das oficinas e o baixo clero.
O legado deixado pelo Império Bizantino é amplo, influenciando desde as rotas comerciais entre Ocidente e Oriente até os códigos civis contemporâneos. ... Esse código jurídico romano organizado pelos bizantinos influenciou a constituição de diversos códigos civis em países da época contemporânea.
Legado da obra Foi mérito dessa codificação a preservação do direito romano para a posteridade. O Corpus representou uma revolução jurídica, organizando o direito romano numa forma conveniente e sob um esquema orgânico, servindo como base para os Códigos Civil e Penal da maior parte dos países ocidentais.