Existem quatro Leis da Termodinâmica: Lei Zero (associada ao conceito de temperatura), Primeira Lei (relacionada ao conceito de energia), Segunda Lei (associada ao conceito de entropia) e a Terceira Lei (relacionada ao limite constante da entropia quando a temperatura Kelvin se aproxima de zero).
A termologia nos permite saber como as diferentes matérias reagem em diferentes condições de temperatura: assim sabemos desde como cozinhar um ovo até como a temperatura pode afetar os metais e, com isso, construir estruturas que sejam resistentes o suficiente para prédios, casas, etc.
Energia interna é uma propriedade dos sistemas termodinâmicos dada pela soma das energias cinética e potencial dos seus átomos ou moléculas. ... A energia interna também é diretamente proporcional à temperatura do corpo.
Energia interna de um sistema (U) é a soma das energias cinética e potencial das partículas que constituem um gás. Esta energia é uma característica do estado termodinâmico e deve ser considerada como mais uma variável que pode ser expressa em termos de pressão, volume, temperatura e número de mols.
Como vimos, a energia interna depende diretamente da temperatura, logo, se a temperatura não varia, a energia interna também não varia (ΔU = 0). Sendo assim, se o gás recebe calor (Q > 0), essa energia é integralmente utilizada na realização de trabalho (τ > 0), permitindo a sua expansão.
No carro solar, a energia recebida do Sol é transformada em trabalho. Esse trabalho será igual a variação da energia cinética. Antes de substituir os valores no teorema da energia cinética, devemos transformar o valor a velocidade para o sistema internacional. 108 km/h : 3,6 = 30 m/s.
O volume, a pressão e a temperatura são as grandezas fundamentais que devem ser levadas em consideração no estudo dos gases, sendo chamadas de variáveis de estado dos gases.