Entenda os sinônimos Os sinônimos correspondem as palavras que apresentam conceitos parecidos ou muito semelhantes. Porém, em algumas definições eles são considerados como a relação entre palavras com significados iguais.
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.
Antónimos (antônimos): quando são palavras com significado contrário (também oposto ou inverso) umas das outras; Sinónimos (sinônimos): no caso de palavras que têm significados idênticos ou muito semelhantes.
Resposta: O nome é pomposo, mas a explicação é bem simples. Homófonas são palavras com sonoridade igual, mas sentidos diferentes. Mesmo assim, elas merecem atenção, porque funcionam como verdadeiras pegadinhas da língua portuguesa.
adjetivo Que é desigual; sem qualquer semelhança; não possuidor de características que denotam igualdade; não igual: duas opiniões completamente diferentes; objeto com cores parcialmente diferentes. Que sofreu algum tipo de modificação; modificado: depois das plásticas ela está muito diferente do que costumava ser.
Polissemia e Ambiguidade Ambiguidade é variedade de interpretação que um discurso pode conter. Exemplo: Ninguém conseguia se aproximar do porco do tio, tão bravo ele era. Essa oração pode ser entendida com ironia, na medida em que pode ser interpretada como uma ofensa ao tio.
Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia.
Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.