A eutonia é outro exemplo de terapia corporal criada a partir de um processo de autocura. O objetivo é o equilíbrio das tensões, que é medido pelo tônus muscular, expressão onde as forças (físicas, psicológicas e espirituais) do ser humano se unem.
A eutonia é uma ferramenta extremamente útil na recuperação das lesões que provocam a dor e também no tratamento das dores crônicas em que o fator desencadeante da dor já está controlado, mas a dor persiste.
Estas, alinhadas, ganhavam espaço articular e flexibilidade, proporcionando assim um movimento leve, preciso, harmonioso, criativo e econômico. Em 1957, esta prática, que tem por objetivo a integração e o crescimento global do ser humano através da relação corpo/mente/espírito, denominou-se EUTONIA.
Os conceitos da Eutonia se resumem em quatro princípios fundamentais. Conscientização superficial e profunda da pele. Por meio da pele respiramos, suamos, nos comunicamos. Estar mais consciente da própria pele nos ajuda a obter uma imagem mais clara do corpo.
A pedagogia da eutonia, no campo da educação somática, propõe uma experiência que é vivida como um processo de imersão na relação com o corpo. Esse aprendizado, acessado de modo consciente, permite que encontremos recursos psicofísicos para o ajuste e equilíbrio do tônus nas diversas atividades da vida cotidiana.
Fazem parte do repertório prático da Eutonia os seguintes temas: a pele, o espaço interno do corpo, o seu volume e peso, os ossos e as articulações, o tato e o contato conscientes, o repousser e o Transporte, a variação consciente do tônus muscular, a atividade-passividade e o movimento eutônico.
O objetivo da prática da eutonia é orientar a pessoa a focalizar a atenção em um segmento do corpo sem perder de vista a totalidade, para ampliar a percepção das sensações e promover o fluxo energético, aliviando e diluindo as tensões.
Gerda Alexander
Os exemplos deste tipo de ginástica são: pilates, yoga, a dança, massagem biodinâmica, etc. Os outros benefícios proporcionados por esta prática estão em ajudar a evitar doenças, assim como melhorar a postura e o bem-estar.
O início da Eutonia deve-se, na realidade, ao interesse de Gerda (desde sua infância) pelo movimento. ... Gerda matriculou-se na escola de Dalcroze (de Otto Blensdorf) onde permaneceu de 1915 a 1929.
Tipos de ginástica laboral
Ginástica geral inclui as ações caminhar, correr, saltar, rolar, transportar, suspender, alongar, dentre outras.
Os saltos são movimentos em que a ginasta se desprende do chão a partir de um impulso e volta a ter contato com o solo sem que haja rotação do eixo transversal do corpo. Os saltitos são movimentos semelhantes, porém diferenciam-se dos saltos por apresentarem uma altura e amplitude de movimento menor.
salto carpado é uma pirueta de giro em torno de si, seguido que um mortal duplo.
As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo. O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado.
O atleta assume uma posição (cabeça para baixo) de parada de mãos na beira da plataforma antes de executar o salto. A saída para o salto deve ser sempre suave, porém com bastante força e impulsão além de controle e balanço, alcançando a maior altura possível (altura propicia exatidão e maior suavidade nos movimentos).