A consciência lexical diz respeito à habilidade para segmentar a linguagem oral em palavras, considerando tanto aquelas com função semântica, ou seja, que possuem um significado independente do contexto (tais como os substantivos, adjetivos, verbos), quanto aquelas com função sintático-relacional, que adquirem ...
No modelo proposto por Ellis13, a rota chamada lexical é a leitura via significado, em que ocorre a mediação da representação semântica. A pessoa que utiliza essa rota tem pouca dificuldade em pronunciar palavras familiares, porém apresenta dificuldades com palavras não-familiares e pseudopalavras.
Rota fonológica refere-se a uma rota usada para palavras novas. Como palavras desconhecidas não são representadas no léxico do cérebro, elas não podem ser lidas diretamente. Elas têm que ser decodificadas usando o conhecimento das regras de conversão grafema-fonema (ou “letra-som”).
A MT envolve o armazenamento temporal e a manipulação da informação necessária para a realização de complexas atividades cognitivas, como a compreensão da leitura, o acesso ao léxico e o raciocínio(6-10). Sabe-se que a MT é limitada na capacidade de armazenar imediatamente a informação.
Processamento Léxico e fonológico – modelo cognitivo de “dupla rota” ... Diferentemente, na rota lexical as palavras são identificadas conforme o reconhecimento de sua ortografia e também associados com outras palavras que tenham ortografias semelhantes, bem como o acesso imediato ao seu significado semântico.
Bem, o diagnóstico de dislexia é feito mediante o exame de uma equipe multidisciplinar, isto é, deverá consultar com psicopedagogo, fono áudio logo, psicólogo, neuro pediatra, porém quem atesta o diagnóstico de dislexia é ommédico, no caso neuro, após observar todos os laudos dos demais profissionais.
Depois, deve-se procurar o auxílio de um psicopedagogo, que é o profissional capacitado para realizar os testes (como os de memória verbal e não verbal) e diagnosticar a discalculia. Uma vez confirmado o distúrbio, seu tratamento é realizado em três frentes, que envolvem a escola, família e intervenção clínica.