15 de abril de 2019
Um dia depois de um ataque a uma mesquita de Bayonne – comuna francesa localizada o Sul da França –, no qual duas pessoas ficaram feridas, o promotor público da cidade, Marc Mariée, compartilhou com a imprensa os primeiros elementos da investigação e afirmou que o agressor, Claude Sinké, de 84 anos, agiu em represália ...
No dia 15 de abril de 2019, a Catedral de Notre Dame, um dos templos católicos mais famosos do mundo, pegou fogo. Por horas, a catedral de 850 anos ficou em chamas até o teto e sua torre central icônica desabarem. ... Todos os anos, Notre Dame recebia 13 milhões de visitantes.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. A condição de muitas obras, de dentro da catedral e de parte de sua estrutura, permanece desconhecida. As chamas ameaçavam derreter três grandes vitrais do prédio e poderiam destruir ou danificar três órgãos e dezenas de pinturas e esculturas, algumas datadas do século 17.
Construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité, a Catedral de Notre Dame de Paris é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. ... Em seus oito séculos de história, a Catedral de Notre Dame foi reformada em várias ocasiões, sendo a mais importante em meados do século XIX.
Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena.
Obra-prima da arquitetura gótica Em 1163, o então bispo de Paris, Maurice de Sully, deu a ordem de construir uma catedral. A localização no centro de Paris não foi escolhida ao acaso. Antes disso, havia ali um templo romano. A construção durou dois séculos e enfrentou vários saques.
O complexo todo é chamado, algumas vezes, de Mosteiro de Echmiatsin. De acordo com alguns estudiosos, foi a primeira catedral construída no antigo Reino da Armênia e é considerada a mais antiga do mundo.
O objetivo da idealização da Notre Dame foi o louvor a Deus, em gratidão pelas graças concedidas aos homens que voltavam das Cruzadas, vitoriosos e com possibilidades de reconstruir uma nova Europa, que, naquele período estava devassada pela queda do Império Romano e pelas Invasões Bárbaras.
Paredes grossas. Portas em arco com cortinas de juta cobertas com medronho e babados.
Resposta. Abóbadas ogivais , Arcobotantes , Pilares e Contrafortes .
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.
Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.
A arte romana foi de fundamental importância para a preservação do legado grego, deixou monumentos notáveis por seu próprio direito em todas as formas de expressão, sua fase final foi a base imediata para a formação da arte paleocristã, da arte bizantina e da arte medieval, e se manteve como uma das referências mais ...